UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Uma nova agenda...
Alfredo Setubal (Anbid) encaminhou a Marcos Lisboa (Ministério da Fazenda) propostas para estimular o crescimento do mercado de capitais. A Anbid sugere a concessão de vantagem fiscal para aplicações com tempo maior em fundos de investimento a fim de alongar o prazo dos títulos públicos.

...para o mercado
Em relação ao mercado acionário, a Anbid sugere uma redução de 20% para 10% na alíquota de IR sobre os ganhos líquidos nas operações nas Bolsas e nos fundos de ações.

Mais participação
A Anbid também considera fundamental a maior participação do BNDES no mercado acionário e de dívida corporativa. Para isso, a Anbid propõe que o banco participe ativamente de lançamentos de ações.

Novo round
O brasileiro Paulo Caldeira, interlocutor do Opportunity no Citibank, está no Brasil. Os fundos de pensão querem o apoio do Citi para tirar o Opportunity da gestão do fundo CVC externo, como fizeram recentemente no fundo CVC nacional com o apoio do BNDES. Os fundos já constituíram advogados em Cayman e em Londres.

Novela
Pode estar próximo o fim do processo de liquidação extrajudicial dos bancos Mercantil, Nacional e Econômico. O curioso é que os ex-banqueiros acabaram mais ricos do que eram à época das intervenções.

Incentivo
Jorge Paulo Lemann, Nizan Guanaes, Paulo Renato de Souza e Peter Graber criaram um instituto para promover a melhoria do ensino público. O primeiro projeto, que já está em prática, reúne 200 diretores de escolas públicas de São Paulo e Santa Catarina. O investimento inicial é de R$ 1 milhão.

Conta gorda
Está em curso concorrência para gestão de parte das carteiras da Previ. O edital prioriza o item "governança corporativa". A Dínamo é uma das participantes da licitação.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


Carga pesada

Um estudo da Confirp Consultoria Contábil realizado com cerca de 300 clientes ratifica o que o governo insiste em negar. Com a MP 135, que alterou a sistemática da Cofins, prestadoras de serviço e empresas que dependem de insumos importados têm a carga tributária média elevada em 1,31%. Dessa forma, o setor de serviços encerra 2003 com os encargos tributários ampliados em cerca de 167%. A pesquisa leva em conta uma empresa optante pelo sistema de lucro real, que contrata mão-de-obra diretamente e presta serviços aos clientes. O peso dos impostos inclui o aumento real no PIS, na contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e no ISS. A consultoria atua há 16 anos, especialmente com micro e pequenas empresas.



Próximo Texto: Aposta petista: Ajuste fiscal retém até dinheiro da loteria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.