UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROLÂNDIA

Alemanha deve fechar o ano em contração
O ministro das Finanças da Alemanha, Hans Eichel, afirmou na sexta-feira que a maior economia da Europa deve ter uma ligeira recessão neste ano. Seria a primeiro contração anual nos últimos dez anos.
Eichel disse que o "crescimento" do PIB (Produto Interno Bruto) ficará ligeiramente abaixo de zero, e não ligeiramente acima desse patamar. Apesar disso, afirmou que as perspectivas para a economia alemã são boas, porque a economia global melhorou.
A Alemanha é o segundo país que mais exporta no planeta, perdendo apenas para os EUA. Por isso, sua atividade depende bastante do comércio internacional. A demanda interna segue desaquecida.
A projeção oficial é de crescimento zero neste ano. No terceiro trimestre, houve avanço de 0,2%. Para 2004, a estimativa é de crescimento entre 1,5% e 2%. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Agenda da semana: Mercado olha indicador dos EUA e terror
Próximo Texto: Opinião Econômica: A viagem como cura do desespero
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.