UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

EMPRESAS

Coca-Cola aposta em bebida à base de erva mate

'Refrigerante de chimarrão' é lançado no mercado argentino

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Assim como existe o Guaraná, refresco com origem na vegetação amazônica, a Argentina tem, desde anteontem, o seu refrigerante produzido a partir da erva mate.
A erva é a mesma usada para preparar o chimarrão, bebida servida quente, típica do Rio Grande do Sul. Na Argentina e no Uruguai, é conhecida como mate; no Paraguai, servida fria, é o tererê.
O refrigerante de nome Nativa, cuja industrialização é feita pela Coca-Cola, será produzido a partir do extrato da erva, em investimento de cerca de R$ 4 milhões.
Nos anos 60, houve iniciativa similar no país com o refrigerante Ricky, que fracassou, assim como o Che Mate, mais recentemente.
A campanha publicitária começou na sexta-feira, assim como a comercialização interna. Por ora, ele não será exportado, embora existam mercados tidos como promissores -como o Sul do Brasil, o Paraguai e o Uruguai.
A empresa diz que as consultas na Argentina mostram um nível de aceitação alto: 87% dos entrevistados pretendem comprá-lo.
A Coca-Cola domina o mercado argentino de refrigerantes, com uma fatia de 55%. O setor tem crescido com a recuperação econômica do país.



Texto Anterior: Expurgos: Adesão a acordo do FGTS vai até o fim do ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.