São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Euro fraco e petróleo pressionam

Importado custa mais na Alemanha


das agências internacionais

Os preços dos produtos importados na Alemanha subiram em novembro no ritmo mais acelerado em quase uma década devido ao aumento do preço do petróleo e ao enfraquecimento do euro, a moeda única européia.
Os importados tiveram um aumento médio de 1,4% no mês passado em comparação a outubro. Foi o maior aumento desde outubro de 1990.
O crescimento ficou muito acima do que havia sido estimado pelo mercado.
Descontados os aumentos dos preços do petróleo e seus derivados, os importados tiveram crescimento de 0,7% no mês passado e de 1,6% em relação a novembro de 1998.
Em comparação a novembro do ano passado, os preços subiram 5,9%, o maior aumento em mais de dois anos.

Inflação
Apesar do aumento expressivo, economistas disseram, no entanto, que isso ainda não significa uma escalada inflacionária.
O alto desemprego, o aumento da competição e a queda nos preços em decorrência da desregulamentação dos setores de energia e telecomunicações continuam a manter sob controle os preços pagos pelos consumidores.
Analistas dizem que será um péssimo sinal se o índice de preços ao consumidor de dezembro ultrapassar a expectativa de 0,2% em relação ao de novembro.
Isoladamente, os preços dos importados representam uma maior pressão no preço final, mas não um aumento imediato.
Na próxima semana, serão divulgados os índices de preços regionais de seis Estados da Alemanha. Os indicadores servem de base para a contagem preliminar da inflação no país.
Alguns analistas afirmam que o índice de preços ao consumidor em dezembro pode ficar abaixo do verificado em novembro, pois os reajustes já teriam sido antecipados antes do período dos feriados do final do ano.




Texto Anterior: Trabalho: Desemprego recua para 4,7% na Coréia
Próximo Texto: Internet: AOL pagará US$ 1,1 bi pela MapQuest
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.