São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

O Brasil vai sentir pouco a crise dos EUA, afirma Secches

Apesar de todas as incertezas no mercado e da ameaça de recessão nos Estados Unidos, ainda há muitas dúvidas se o Brasil será ou não atingido pela desaceleração.
O presidente da Perdigão, Nildemar Secches, por exemplo, está otimista. Ele prevê um faturamento da empresa acima de US$ 2,5 bilhões neste ano, o que representará um crescimento de 10% em relação a 2007.
"A crise não deve afetar o nosso negócio e o Brasil vai sentir muito pouco", diz Secches. A Perdigão, que recentemente comprou a Eleva, atua nas áreas de frango, suínos e leite. Do total de sua produção, 40% são exportados.
O otimismo de Secches se baseia principalmente na situação mais sólida da economia brasileira, principalmente o aumento do investimento dos últimos anos. O aumento da capacidade produtiva, a seu ver, vai servir como freio para o aumento da inflação no país.
Secches diz, no entanto, que o Brasil deveria priorizar, agora, uma queda da relação dívida/PIB, o que iria certamente ajudar a fortalecer o país contra eventuais problemas de crise externa, como a de agora.
Na mesma linha de Secches, o banco Goldman Sachs divulgou ontem um relatório sugerindo que as commodities agrícolas devem subir 35% neste ano, o que favorece o Brasil. Mesmo se houver uma queda das commodities, as agrícolas serão preservadas.
Apesar dessas opiniões otimistas, o mercado exibe, nos últimos dias, movimentos bruscos e imprevisíveis. Ontem, por exemplo, depois de um dia inteiro no vermelho, a Bolsa de Nova York fechou no azul, e, aparentemente, sem nenhuma razão muito clara.

PELO GLOBO
A consultoria de recursos humanos Manpower vai expandir sua atuação no Brasil. A empresa inaugura neste ano filiais em Belo Horizonte, Rio, Salvador e São Paulo. O fantasma da recessão nos EUA não inviabilizou a expansão da companhia, que já estava prevista havia muito tempo, mas a expectativa de crescimento foi revista para baixo, segundo o presidente da Manpower no Brasil, Augusto Costa. Em 2007, o crescimento foi de 40%. Para 2008, a expectativa ficou em 20%. A empresa também vai ampliar seu raio de atuação para o Oriente Médio. Neste ano, prepara-se para entrar nos Emirados Árabes, no Qatar, no Kuait, no Bahrein e na Arábia Saudita, passando a atuar em 78 países.

OLÉ
O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan acaba de ser nomeado um dos novos conselheiros independentes da empresa espanhola de telefonia Telefónica. O ex-ministro foi indicado junto a Eva Castillo Sanz, que ocupa a vice-presidência do banco Merrill Lynch para Europa, Oriente Médio e África, para o conselho da companhia. Furlan e Sanz substituirão Manuel Pizarro e Antonio Viana-Baptista, que renunciaram aos cargos.

SALA DE AULA
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai à escola. Dilma fará a aula inaugural do mestrado profissional em agroenergia, no dia 15 de fevereiro, em São Paulo. O curso é uma parceria entre FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, e tem como objetivo formar qualificação para produção de energia de biomassa.

ALARME
O setor de sistemas eletrônicos de segurança prevê, para 2008, alta de 15% ante 2007, segundo a Abese (associação de empresas do setor). Em 2007, o mercado cresceu 15% e movimentou US$ 1,2 bilhão. Hoje, no país, há cerca de 420 mil imóveis monitorados por sistema eletrônico de alarme.

NOVA SÓCIA
O TozziniFreire Advogados reforça o escritório de Brasília com a contratação de nova sócia, Marta Mitico Valente, ex-Pinheiro Neto e que ficará responsável por toda a unidade.

HOTEL EM BALANÇO
A Accor fechou, em 2007, 25 acordos para construção e conversão, na região latino-americana, de hotéis das marcas Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1. Onze desses contratos estão no Brasil, onde serão investidos cerca de R$ 180 milhões.

NO LITORAL
A Nestlé descarregará um caminhão com bicicletas nas praias do Guarujá e da Riviera de São Lourenço, em SP, no fim de semana. A idéia é chamar transeuntes para andar de bicicleta e experimentar a linha de produtos à base de soja da empresa, a Sollys.

TURISTA
A capital paulista registrou alta de 10,4% na arrecadação do ISS com a atividade turística entre 2006 e 2007. Desde 2000, o incremento superou 97%. Considerando apenas os últimos três anos, o aumento na arrecadação foi de 46,4%. O levantamento, feito pela Prodam, contabiliza os resultados do Grupo 13, do Turismo, que concentra valores arrecadados com hospedagens, pacotes turísticos e eventos.

NO PAPEL
As importações de produtos gráficos dispararam em 2007. Na comparação com 2006, as compras no mercado externo cresceram 50%, totalizando US$ 319 milhões, segundo a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). As importações do segmento editorial somaram US$ 133 milhões, ante US$ 96 milhões em 2006. No mesmo período, as exportações subiram 0,8%, somando US$ 279 milhões.

SERPENTINA
A produtora Caco de Telha vai investir R$ 7 milhões em ações no Carnaval baiano. A expectativa é que o Carnaval represente 18% do faturamento anual da empresa, que em 2007 totalizou cerca de R$ 40 milhões. A empresa produzirá os blocos Coruja e Cerveja & Cia, com previsão de reunir cerca de 3.500 foliões em cada um. O patrocínio para a festa envolve empresas como Vivo, Garnier e Bradesco.

RECARGA
O Wal-Mart lança um totem de auto-atendimento para recarga de celulares de diferentes operadoras. O equipamento, que funciona como um caixa eletrônico, é fruto de uma parceria com o Check Express Group, responsável pela tecnologia que estará disponível nas lojas de Alphaville e Osasco, em SP. O cliente poderá pagar a recarga com cartões de crédito Visa, Visa Electron e Cheque Eletrônico.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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