São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

RANKING

Petrobras sobe para 6ª maior do setor energia no mundo

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras subiu cinco posições no ranking das maiores companhias de energia do mundo: passou da 11º colocação em 2006 para a sexta em 2007. Divulgado pela consultoria PFC Energy, o levantamento considera apenas o valor de mercado das empresas em Bolsa.
A valorização de 93% das ações da Petrobras no ano passado determinou o avanço da companhia no ranking. A estatal deixou para trás empresas como a britânica BP e a francesa Total, que ocupavam em 2006 a quinta e a sexta posições e caíram em 2007 para sétima e oitava, respectivamente.
Pelos dados da PFC Energy, o valor de mercado da Petrobras saltou de US$ 107,8 bilhões em 2006 para R$ 242,7 bilhões em 2008.
Na primeira posição, ficou a estatal chinesa Petrochina, que aparecia em terceiro lugar em 2006. A companhia tomou o posto da americana Exxon Mobil, que caiu para a segunda posição. Em terceiro, figurou a russa Gazprom, que se situava em segundo no ano passado.
Segundo a PFC Energy, os resultados refletem a expansão das companhias de petróleo vinculadas aos Estados, empresas com maior acesso às reservas mundiais de óleo e gás. É o caso da Petrobras e da Petrochina. Outra estatal chinesa aparece na quinta posição, a Sinopec.
O levantamento não inclui todas as estatais, pois boa parte delas tem capital fechado, como a mexicana Pemex, a venezuelana PDVSA e a saudita Saudi Aramco.
O levantamento da PFC não leva em conta indicadores usados em outros rankings, que consideram reservas, produção e faturamento das companhias.


Texto Anterior: GM e Toyota empatam na disputa de maior montadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.