São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM e Toyota empatam na disputa de maior montadora

Americana vendeu 9.369.524 de veículos em 2007

DA REDAÇÃO

A General Motors ficou tecnicamente empatada com a Toyota na disputa pelo posto de maior montadora do mundo no ano passado. A empresa norte-americana disse ontem que vendeu 9.369.524 de veículos em 2007, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A companhia japonesa afirmou no começo do ano que tinha comercializado 9,37 milhões de veículos, mas os números mais precisos ainda devem ser divulgados neste mês -ela vendeu 9,366 milhões em 2007, de acordo com a agência Reuters
A disputa entre as duas montadoras tem gerado bastante interesse, já que a General Motors poderia perder a liderança mundial na comercialização de veículos pela primeira vez desde 1931. A Toyota largou na frente no primeiro trimestre do ano passado, mas a GM se recuperou e teve melhores resultados nos dois trimestres seguintes. Com isso, no final dos primeiros nove meses de 2007, a GM ficou na frente da concorrente japonesa.
A estimativa das duas empresas divulgadas no final do ano passado apontavam que a Toyota ficaria na liderança pela primeira vez. No mercado americano, a montadora japonesa superou a Ford -que, como a GM, passa por um profundo processo de reestruturação- e pela primeira vez ficou com o segundo lugar. A GM mantém a liderança também desde 1931.
De acordo com os dados divulgados pela General Motors, as suas vendas no Brasil em 2007 bateram o recorde histórico, com a comercialização de 499 mil veículos. O país é agora o terceiro maior mercado da montadora norte-americana, superado apenas pelos Estados Unidos e pela China.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Ranking: Petrobras sobe para 6ª maior do setor energia no mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.