São Paulo, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

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Cai a confiança do consumidor na economia, indica pesquisa

LUCIANA BRAFMAN
DA SUCURSAL DO RIO

O consumidor brasileiro está mais temeroso em relação à economia, segundo o Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getulio Vargas. A taxa caiu 2,1% entre janeiro e fevereiro, registrando piora tanto na avaliação da situação presente quanto em relação ao futuro.
Segundo a FGV, houve "acomodação" da confiança, que havia crescido bastante no mês anterior. O recuo é explicado por fatores sazonais -em janeiro houve uma dose de otimismo- e pela percepção de que a retomada da economia ocorrerá de forma gradual. "Em fevereiro o consumidor está mais realista. De dezembro para janeiro, ele superestimou a velocidade de crescimento da economia. Houve um espasmo de otimismo", disse o coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo.
Para ele, entretanto, apesar do recuo em relação a janeiro, o índice de fevereiro ainda ficou 4,6% acima do de dezembro, mostrando que a confiança acumulada não foi totalmente perdida.
O índice é composto por cinco quesitos, dois relacionados à situação presente e três que dizem respeito a expectativas. Todos pioraram em fevereiro.
A percepção quanto à situação econômica atual local (referente à cidade onde mora o consumidor) registrou uma piora de 1%. A maior queda de confiança, porém, ocorreu no quesito que mede a situação financeira da família. A parcela de consumidores que disseram que a situação é "boa" caiu de 22,7%, em janeiro, para 18,7%, em fevereiro. Já os que afirmaram que o momento financeiro é "ruim" representaram 17,5%, contra 16,3% antes.
Com essas avaliações, o índice sobre a situação atual caiu 3,3%, a primeira variação negativa desde setembro, quando o indicador de confiança foi instituído.
Sobre o futuro, 30,6% afirmaram que a situação econômica local vai melhorar no período de seis meses, abaixo dos 30,8% de janeiro. Quanto à situação financeira da família, houve queda de 37,3% para 35,9% na proporção dos que vêem melhora.


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