São Paulo, segunda, 24 de março de 1997.

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FRANQUIAS
Redes reavaliam mercado, mudam estratégia e reduzem os preços
Pizza Hut e KFC procuram reverter prejuízos no país

CLÁUDIA PIRES
CLAUDIO EUGÊNIO

da Reportagem Local

O que é bom para os norte-americanos não é necessariamente bom para os brasileiros. Algumas redes internacionais de franquias que atuam no Brasil levaram algum tempo e tiveram muitos prejuízos antes de perceber isso.
Um dos maiores exemplos é o das redes Pizza Hut e KFC. Campeões de vendas nos EUA, fecharam o ano de 96 com prejuízo no mercado brasileiro.
Já outras redes, como a Blockbuster, acertaram a mão em cheio no mercado brasileiro. A rede, que está no Brasil há dois anos, já tem 42 lojas espalhadas pelo país.
De acordo com Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising, as dificuldades enfrentadas pelas redes estrangeiras no país são resultado, em grande parte, de problemas administrativos.
``Algumas redes abrem lojas gigantes, não adaptam os produtos ao mercado nacional ou superestimam o consumo. É preciso uma boa avaliação para não haver enganos.''
Estratégias
As redes KFC e Pizza Hut, que pertencem ao grupo Pepsico Restaurantes International, entraram em 97 com grandes promoções para recuperar o mercado perdido. Os investimentos beiram os R$ 100 milhões.
O grupo não revela o valor do prejuízo do ano passado, mas confirma que foi fruto de problemas de administração e gerenciamento das redes no país.
As duas marcas, que somam hoje 155 lojas no país, projetam dobrar este número até o ano 2000.
``Estamos reavaliando o mercado brasileiro e revendo produtos e estratégia de marketing'', afirma Fitzgerald Haney, diretor de marketing do grupo Pepsico. Essa estratégia também inclui promoções e novas campanhas publicitárias para este ano. A Pizza Hut também passará a vender franquias individuais. Atualmente, as franquias são vendidas apenas para companhias.
``A Pizza Hut entrou no país com preços muito altos e lojas muito grandes. Agora estão apostando em lojas menores e fazendo promoções para vender. O consumidor brasileiro é muito exigente'', afirma Cherto.
Haney concorda. ``Sabemos que os produtos não são aceitos da mesma forma em todos os países. O consumidor brasileiro tem de ter atenção diferenciada.''
Cherto acredita na ampliação do mercado, principalmente na área de alimentação. ``Os temáticos, como os restaurantes Planet Hollywood e Hard Rock, têm tudo para ganhar mercado no país.''
Outras redes, como a Burger King, já perderam suas chances no país. ``É muito difícil bater de frente com o McDonald's.''
em
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