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FRANQUIAS
Concorrentes tentam inovar buscando novos consumidores;
rede americana abre lojas em outras
cidades
Blockbuster muda mercado de vídeo
CLÁUDIO EUGÊNIO
da Reportagem Local
A chegada da Blockbuster no
Brasil, em 95, mudou o cenário do
mercado de locação de vídeo de
São Paulo. A rede americana possui 42 lojas no país, a maioria em
São Paulo.
Os planos para este ano incluem
a abertura de 40 lojas, com investimentos de R$ 30 milhões.
Luís Mário Bilenky, presidente
da empresa no Brasil, diz que o desafio agora é administrar lojas instaladas longe de São Paulo.
A Blockbuster inaugurou neste
mês lojas no Rio de Janeiro, Belo
Horizonte, Brasília e Goiânia.
A concorrência esboça reação tímida diante do seu avanço.
A Real Vídeo, com 26 lojas, pretende abrir mais dez este ano, por
meio de franquias.
Wagner Martins, diretor de franquias da empresa, acha que o mercado de vídeo no país vive uma fase de recessão.
``O desempenho do setor em 96
foi pior que o do ano anterior. Todo o mercado está retraído. Nesses
dois anos, a TV a cabo cresceu
muito na cidade, ocupando uma
faixa do mercado'', afirma ele.
Pirataria
Os novos consumidores, que
surgiram com a estabilidade da
economia, procuram preço e não
qualidade, diz ele.
``A pirataria no setor é muito
grande e atrapalha o nosso trabalho. Existem hoje cerca de 3,5 mil
locadoras na cidade; a metade seria o suficiente'', avalia Martins.
Com 25 lojas, a Hobby Vídeo
passou a atuar no mercado de venda de CDs.
A rede passa a operar duas marcas, a Hobby Vídeo e a Hobby Vídeo Music, onde serão vendidos
CDs. A empresa pretende expandir o número de lojas e reformular
algumas delas.
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