São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

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Em SP, novo empreendimento abre na quinta

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Pompéia será o próximo bairro paulistano a receber um novo shopping center, na próxima quinta, com a chegada do Bourbon Shopping Pompéia, do grupo gaúcho Zaffari.
O novo Bourbon é resultado de uma reforma de seis anos feita no antigo Matarazzo, vendido há 11 anos para os atuais proprietários.
O edifício, entre as avenidas Pompéia, Matarazzo e a rua Turiassu, tem agora 184 mil metros quadrados de área construída, 3.010 vagas de estacionamento, um teatro para 1.500 pessoas, dez salas de cinema multiplex e mais uma com capacidade de projeção de filmes em três dimensões. O multiplex deve ser inaugurado em abril; os demais itens de lazer, no segundo semestre, com a filial da Livraria Cultura.
Os proprietários do Bourbon tiveram que atender a uma série de exigências por parte da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e da Secretaria de Transportes para poder aumentar a área construída do edifício e compensar o impacto no trânsito. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) calcula que o Bourbon deva movimentar, em horários e dias de pico, como às sextas-feiras, 2.100 carros entrando e 1.800 saindo do shopping a cada hora, em uma região que já é afetada pelo tráfego intenso.
Entre as medidas exigidas estão a instalação de novos semáforos e controladores de tráfego no entorno. Além disso, o grupo Zaffari pagou aproximadamente R$ 7,5 milhões para a Operação Urbana Água Branca, em valores atualizados, para aprovar a obra, em 2002, segundo dados da Emurb. Essa verba deve ser usada em melhorias do trânsito na região.

Concorrência
O Bourbon fica a menos de 800 metros do West Plaza, aberto desde 1991. O diretor de expansão do grupo Zaffari, no entanto, não acredita em saturação do público consumidor da região. "Muitas pessoas que moram por aqui se deslocam para fazer compras, para ir ao cinema. Queremos atender essas pessoas", diz Claudio Luiz Zaffari. "O público aqui tem um potencial de consumo acima da média, e busca produtos mais elaborados. É isso o que fomos buscar", afirma.
Enquanto o Bourbon saía do chão, a concorrência também se mexeu. O West Plaza está em obras desde o ano passado e deve inaugurar, no final do segundo semestre, dez novas salas de cinema, mais lojas e um "bulevar gastronômico".
No bairro, as lideranças comunitárias se dividem quanto à recepção do shopping. Para Maria Antonieta Lima e Silva, presidente da Associação Amigos da Vila Pompéia, o Bourbon é um "presente". "Aqui é um bairro pobre. [O shopping] Vem investir, atrair pessoas de maior poder aquisitivo", diz.
O presidente da Sociedade Amigos da Barra Funda, Edvaldo Godoy, afirma que não é contra a instalação do Bourbon, mas ressalta que o empreendimento ainda pode fazer mais pela comunidade. "Temos favelas, cortiços e viadutos que precisam de apoio", diz Godoy.


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