São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planejamento é a melhor tática contra incerteza

DA REPORTAGEM LOCAL

Na opinião dos especialistas, a tática mais eficiente que os pequenos investidores podem empregar em tempos de grandes incertezas é o planejamento.
"Quem estudou corretamente sua entrada na Bolsa pensando em fazer uma poupança para o longo prazo não tem motivo para ficar desesperado diante dos chacoalhões do mercado. É assim que funciona mesmo", lembra Roberto Knoepfelmacher, diretor de análise da GAS Investimentos.
Antes de resolver fazer uma aplicação, é necessário que o interessado avalie com cuidado a função que os recursos têm na sua vida.
"É comprar a casa própria? Assegurar a sua aposentadoria? Montar um negócio? Se não tem condições de assumir risco, o investidor deve simplesmente deixar de seguir modismos e optar por uma aplicação mais tranqüila, como os títulos públicos", sugere Luiz Jurandir Simões, professor da Fipecafi.
Para ele, o investidor pode até buscar proteger uma carteira de opções com operações mais sofisticadas, mas precisa medir os perigos.
"As aplicações estão intimamente relacionadas à paz e à segurança da sua família", frisa. "Se entrou na Bolsa precisando do dinheiro para o mês que vem, fez errado. Numa emergência, vai ter de engolir o prejuízo", alerta.
Knoepfelmacher alerta ainda para o problema de mexer nos papéis a todo momento. "É muito difícil acertar a hora de sair de uma posição e entrar nela", diz. (DG)


Texto Anterior: Folhainvest
Ferramentas ajudam a reduzir risco na Bolsa

Próximo Texto: Mesmo com a crise, é hora de investir na bolsa de valores?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.