São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPCA-15

Inflação em março dá sinal de desaceleração

DA SUCURSAL DO RIO

Mesmo num patamar elevado, a inflação já começa a dar sinais de desaceleração: em março, o IPCA-15, visto pelo mercado como uma prévia do IPCA do mês seguinte, subiu 0,55% ante uma alta de 0,94% em fevereiro, segundo o IBGE.
Com isso, o primeiro trimestre do ano ficou em 2,02%, acima do 1,14% verificado em igual período de 2009. Em 12 meses, o índice acumula uma variação positiva de 5,09% -acima do centro da meta do governo, de 4,5%.
Tal pressão já contamina as expectativas de agentes do mercado financeiro -uma das preocupações do Banco Central, que tende a elevar a taxa de juros já na próxima reunião do Copom.
Pelos dados do IBGE, a redução da taxa do IPCA é reflexo do fim dos reajustes em educação -efeito sazonal do mês de fevereiro-, da diluição dos aumentos de ônibus e da queda do preço de álcool e gasolina. Já os alimentos se mantiveram em aceleração: subiram de 0,98% em fevereiro para 1,22% em março.


Texto Anterior: Comunicação: Endividada, MGM deve ser vendida
Próximo Texto: Aviação: Anac decide ampliar voos em Pampulha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.