São Paulo, terça-feira, 24 de abril de 2007

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Carrefour compra Atacadão por R$ 2,2 bi

Com aquisição, rede francesa volta à liderança no ranking nacional de supermercados, ultrapassando o Pão de Açúcar

A compra foi feita com recursos da matriz; sócios que venderam o Atacadão vão continuar ligados à rede por dois anos, como conselheiros


TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

O Carrefour anunciou ontem a compra do Atacadão por R$ 2,2 bilhões, voltando para a primeira colocação no ranking nacional de supermercados. A liderança tinha sido perdida para o grupo Pão de Açúcar em 2000. Com a compra, a rede francesa adiciona aos R$ 12,9 bilhões de faturamento em 2006 no Brasil os R$ 4,9 bilhões do Atacadão.
O Pão de Açúcar, que agora ocupa a segunda posição, registrou R$ 16,5 bilhões em vendas no ano passado, ou R$ 16,1 bilhões desconsiderando o faturamento do Extra Eletro, que é uma rede não-alimentícia.
A rede Atacadão tem 34 lojas, sendo 17 no Estado de São Paulo. São 214 mil metros quadrados de área de vendas, com 90% em imóveis próprios. A aquisição é a maior da rede desde a incorporação do Promodès, na França, em 1999. A previsão do Carrefour é investir R$ 600 milhões no Brasil neste ano, e o objetivo é crescer cerca de 10%.
A compra foi feita com recursos da matriz, na França. Os sócios que venderam o Atacadão vão continuar ligados à rede por dois anos, como conselheiros. "Queremos assegurar que o "saber fazer" fique na empresa", justificou Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour no Brasil. Segundo ele, a diretoria e os 8.000 funcionários da rede serão mantidos pela empresa francesa. Nas palavras do executivo, "não muda nada, nada, nada", referindo-se à manutenção da marca e do foco no preço baixo.
Em 2005 e 2006, o Carrefour fechou três hipermercados e 63 supermercados Champion. No mesmo período, comprou dez lojas Big e abriu dez hipermercados com a marca Carrefour.
Neste ano, a meta é abrir três unidades com a bandeira Carrefour Bairro, entre 15 e 18 hipermercados e mais quatro unidades da rede Atacadão. A rede francesa já tem 144 lojas no Brasil -69 em São Paulo.
Sobre novas aquisições, Pueyo desconversou, dizendo apenas que "depende se tem vendedor". O Pão de Açúcar e a rede americana Wal-Mart também estavam de olho no Atacadão. O Wal-Mart estava em empate técnico com o Carrefour na segunda colocação no ranking de supermercados, com faturamento semelhante (R$ 12,9 bilhões) em 2006.
"Essa aquisição sinaliza uma mudança de atitude do Carrefour no Brasil", disse Alberto Serrentino, sócio-sênior da Gouvêa de Souza & MD. Para o consultor, haverá uma volta às origens, já que a rede "criou uma escola de que cada loja era praticamente uma empresa", com definição individual de mix de produtos, por exemplo. Na década passada, houve uma centralização logística. "Agora, vão partir para um modelo híbrido, sem desprezar os ganhos de eficiência e produtividade".
De acordo com Pueyo, com a compra, o faturamento do Carrefour no Brasil passa a representar 8% das vendas mundiais da rede francesa.
Sergio Molinari, da revista especializada "Supermercado Moderno", avaliou que a aquisição vai fazer com que o Carrefour seja "um supridor do pequeno varejo". O Atacadão vende para as classes C e D e para estabelecimentos de pequeno porte, como lanchonetes e bares. "Com isso, vai cumprir um papel importante na distribuição", argumentou Molinari.


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