São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2008

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Supermercados ampliam o faturamento em 10%

Páscoa antecipada para março neste ano elevou receita no primeiro trimestre

Abras diz que resultado do quadrimestre permitirá comparação mais adequada das vendas, já que em 2007 a Páscoa ocorreu em abril


TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

Impulsionado pela Páscoa, que neste ano foi comemorada em março, o faturamento dos supermercados no primeiro trimestre teve aumento real de 10,26% em relação ao mesmo período em 2007, de acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
O presidente da entidade, Sussumu Honda, avalia que o resultado do quadrimestre vai proporcionar uma comparação mais adequada sobre o ritmo de crescimento das vendas do setor, já que no ano passado a Páscoa foi celebrada em abril.
O crescimento foi registrado sobre uma base elevada, de 7,36% no primeiro trimestre de 2007, que, por sua vez, era confrontado com a queda de 4,83% no faturamento no mesmo intervalo do ano anterior.
A Abras divulgou também o ranking de 2007, ano em que o setor faturou R$ 136,3 bilhões -aumento real de 6% sobre 2006. O lucro líquido médio no ano ficou em 1,7% sobre o faturamento, patamar semelhante ao do ano anterior (1,75%).
As lojas com 251 a 1.000 metros quadrados, que têm entre 2 e 10 caixas, aumentaram a participação para 31,6% do total, contra 26% em 2006.
A associação não divulga o aumento de vendas por formato, mas a revista especializada "Supermercado Moderno" contabilizou que os mercadinhos de bairro vêm ganhando a preferência dos consumidores e puxaram a alta em 2007.

Concorrência
Segundo a publicação, o faturamento médio nominal por loja no ano passado, no caso das unidades com até 4 caixas, foi 11,7% superior ao de 2006, desempenho seguido de perto pelas que têm entre 5 e 9 caixas (11,0%). Na média, o aumento foi de 7%, puxado para baixo pelos hipermercados (50 ou mais caixas), que tiveram alta de 6,4% na receita.
Os números explicam a aposta do Grupo Pão de Açúcar, que criou a marca Extra Fácil em 2007. Agora já são 21 lojas em operação, e a previsão é fechar o ano com 80 inaugurações.
Com formato um pouco diferente, mais caixas e preços mais baixos, mas também focado nos consumidores que querem fazer as compras perto de casa, o Carrefour tem o Dia%, desde 2001, que chegou neste mês à 306ª loja, das quais 50 foram abertas no ano passado.
O Wal-Mart, por sua vez, tem o Todo Dia, criado em 2006 no Nordeste, que deve ganhar força em São Paulo nos próximos meses. Atualmente, das 19 unidades, apenas 2 estão no principal mercado do país.
Para Alberto Serrentino, da consultoria GS&MD, especializada em varejo, a concorrência das grandes redes com os mercadinhos de bairro vem se acirrando com a melhoria do sortimento, já que um dos trunfos dos pequenos comerciantes é conhecer bem a sua clientela.


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