São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega diz que Fundo erra em previsão e que Brasil crescerá

DO ENVIADO A WASHINGTON

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou ontem que o Brasil está "mais perto da Índia e da China" em termos de crescimento e que o país não terá retração em seu PIB em 2009. Para Mantega, "o pior da crise já passou no Brasil".
Enquanto o FMI prevê crescimento de 4,5% para a Índia e de 6,5% para a China neste ano, espera retração de 1,3% no Brasil. Para Mantega, o Brasil crescerá entre 4,5% e 5% em 2010.
Antes de se encontrar ontem com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, Mantega disse que "cobraria explicações" do chefe do Fundo a respeito de declarações publicadas ontem no Brasil pelo jornal "Valor Econômico".
Em entrevista, Strauss-Kahn afirmou que os bancos na América Latina poderão ter problemas semelhantes aos dos norte-americanos com a questão dos chamados "ativos tóxicos".
"Certamente ele [Strauss-Kahn] não está falando dos bancos brasileiros, que estão absolutamente sólidos. Ele não tem mais informações do que eu tenho sobre isso", disse o brasileiro. Mantega afirmou que a exposição do sistema bancário brasileiro ao mercado de crédito é muito baixa e que os bancos no país são mais fortemente regulados. (FCZ)


Texto Anterior: Lula pede que não se fale mais de crise
Próximo Texto: Bolsa sobe 2% e acumula valorização de 22% no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.