São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMBIO

Tesouro dos EUA quer yuan 10% mais caro
O Tesouro americano disse às autoridades chinesas que a moeda do país asiático, o yuan, tem que ser valorizada em pelo menos 10% ante o dólar para que o Congresso americano não tome medidas protecionistas, segundo o jornal britânico "Financial Times".
O ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger é um dos enviados não-oficiais que foram recrutados pelo Tesouro para convencer a China da importância da meta de 10% de valorização e da seriedade da ameaça do Congresso, segundo fontes próximas ao governo Bush.
O Escritório Nacional de Estatísticas da China revisou levemente para baixo o índice de crescimento da economia local no primeiro trimestre.
Segundo o escritório, o PIB (Produto Interno Bruto) chinês teve expansão de 9,4% em relação aos primeiros três meses de 2004. De acordo com projeções preliminares, o crescimento havia sido de 9,5%.


Texto Anterior: Tendências Internacionais - Europa: Portugal deve ter déficit fiscal de 6,8% do PIB
Próximo Texto: Dívida: Argentina pode concluir troca de papéis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.