São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

EUROPA

Portugal deve ter déficit fiscal de 6,8% do PIB
O déficit fiscal de Portugal deve chegar a quase 7% do PIB (Produto Interno Bruto), mais que o dobro do permitido pela União Européia, se o plano atual de orçamento for implementado, segundo o presidente do banco central português, Vítor Constâncio.
O governo socialista português deve rever seu planejamento de gastos e tomar medidas pouco populares para sanear as contas do país, diz relatório elaborado por Constâncio, que prevê déficit de 6,83% do PIB no final deste ano.
A Eurostat, agência de estatísticas da UE, disse ontem que o déficit fiscal da Itália ultrapassou o limite de 3% do PIB em 2003 e 2004. Nos dois anos, a relação entre déficit e PIB foi de 3,1%.
O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, disse que as finanças públicas desequilibradas e o alto endividamento das nações estavam prejudicando a confiança dos consumidores e dos investidores na UE.


Texto Anterior: Opinião Econômica - Benjamin Steinbruch: Arapuca eleitoral
Próximo Texto: Câmbio: Tesouro dos EUA quer yuan 10% mais caro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.