São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Seis pessoas são suspeitas de vender lugares em agências de Guarulhos

Polícia prende grupo em fila do INSS

DA FOLHA ONLINE

A Polícia Militar prendeu ontem seis pessoas que vendiam lugares na fila que se formava em frente à agência da Previdência Social em Guarulhos, região da Grande São Paulo.
Segundo a Previdência, os integrantes do grupo, presos por volta das 3h, foram levados ao 1º Distrito Policial de Guarulhos. Eles foram flagrados cobrando entre R$ 30 e R$ 50 por um lugar na fila antes do início do atendimento na unidade.
A pedido da gerência executiva do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na região, a ação do grupo foi monitorada nos últimos 60 dias.
Os seis presos já foram ouvidos pelo delegado do 1º Distrito Policial de Guarulhos. Será aberto inquérito para investigação. Os detidos poderão ser enquadrados inicialmente em dois artigos do Código Penal: formação de quadrilha e tráfico de influência.
Na agência de Guarulhos, são atendidas em média 1.200 pessoas por dia, vindas da própria cidade e de regiões próximas.
Desde o ano passado, operações conjuntas do INSS e das polícias Civil e Militar conseguiram prender quadrilhas que vendiam lugares nas filas que se formam em frente das agências da Previdência Social no bairro de Pinheiros (zona oeste da capital paulista) e nos municípios de Barueri, Osasco e Jundiaí.
Os envolvidos foram enquadrados nos crimes de exploração de prestígio, corrupção de menores, formação de quadrilha e tráfico de influência.
As 24 gerências executivas do INSS no Estado de São Paulo estão orientadas pela superintendência do órgão a promover ações com as Polícias Civil e Militar para impedir a ação dos chamados "fileiros".
Além disso, a Previdência orienta a população a não utilizar os serviços dessas pessoas para que seja evitado esse tipo de comércio nas filas dos postos. A população pode denunciar esses casos à polícia ou ao Disque-Denúncia da Previdência Social, pelo telefone 0800-7070477.


Texto Anterior: Mercado: Perdas de fundos elevam custos para corretoras
Próximo Texto: Energia: Manifestantes invadem hidrelétricas em Goiás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.