São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Motivo é valor de indenização

Manifestantes invadem hidrelétricas em Goiás

DA AGÊNCIA FOLHA

Duas usinas hidrelétricas foram invadidas na madrugada de ontem no norte de Goiás por 500 integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), que reivindicam a revisão de indenizações e o reassentamento das famílias retiradas das áreas desocupadas para a construção das barragens.
Por volta das 3h30, de acordo com o MAB, 500 pessoas invadiram a Barragem de Serra da Mesa, em Minaçu (532 km de Goiânia), e montaram acampamento próximo à sala de controle da usina. Pouco mais tarde, os agricultores se dirigiram ao portão de entrada da Barragem de Cana Brava, no mesmo município. Segundo a PM, a adesão ao movimento foi menor e havia apenas 300 pessoas protestando nas barragens.
O MAB disse que 925 famílias foram retiradas de suas terras para a construção de Serra da Mesa por Furnas e pelo grupo VBC (Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa), há nove anos. A usina de Cana Brava foi construída pela multinacional belga Tractebel.
A Folha não conseguiu localizar os gerentes responsáveis pelas negociações. Nenhum representante da Tractebel em Minaçu foi encontrado. (ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: Previdência: Polícia prende grupo em fila do INSS
Próximo Texto: Infra-estrutura: Governo injetará mais R$ 4 bi em ferrovias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.