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Transporte de passageiros vira contrapartida
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O aporte de capital do governo na Transnordestina
deverá ter uma "contrapartida social": a ativação de linhas de transporte regional
ferroviário de passageiros
entre Fortaleza (CE) e Eliseu
Martins (PI) e entre Recife
(PE) e Araripina (PE).
No total, as linhas de passageiros percorreriam a distância de aproximadamente
2.070 quilômetros.
Pelo projeto, os trens teriam freqüência diária, com
vagões de dois andares com
capacidade para transportar
160 passageiros.
Entre Fortaleza e Eliseu
Martins, seriam 23 estações,
e, entre Recife e Araripina, 13
estações.
A expectativa é uma demanda inicial de 241 mil passageiros anuais, com potencial para chegar a até 2,3 milhões de passageiros transportados por ano.
O transporte regional de
passageiros começou a ser
abandonado em meados da
década de 80 e praticamente
foi extinto com a privatização do setor.
Hoje, fora os trens turísticos, há só duas linhas regionais, ambas operadas pela
Companhia Vale do Rio Doce: Vitória (ES)-Belo Horizonte (MG) e São Luiz
(MA)-Paraupebas (PA), a
Estrada de Ferro Carajás.
Juntas, elas transportam
cerca de 1,5 milhão de passageiros por ano.
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