São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

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Transporte de passageiros vira contrapartida

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O aporte de capital do governo na Transnordestina deverá ter uma "contrapartida social": a ativação de linhas de transporte regional ferroviário de passageiros entre Fortaleza (CE) e Eliseu Martins (PI) e entre Recife (PE) e Araripina (PE).
No total, as linhas de passageiros percorreriam a distância de aproximadamente 2.070 quilômetros.
Pelo projeto, os trens teriam freqüência diária, com vagões de dois andares com capacidade para transportar 160 passageiros.
Entre Fortaleza e Eliseu Martins, seriam 23 estações, e, entre Recife e Araripina, 13 estações.
A expectativa é uma demanda inicial de 241 mil passageiros anuais, com potencial para chegar a até 2,3 milhões de passageiros transportados por ano.
O transporte regional de passageiros começou a ser abandonado em meados da década de 80 e praticamente foi extinto com a privatização do setor.
Hoje, fora os trens turísticos, há só duas linhas regionais, ambas operadas pela Companhia Vale do Rio Doce: Vitória (ES)-Belo Horizonte (MG) e São Luiz (MA)-Paraupebas (PA), a Estrada de Ferro Carajás.
Juntas, elas transportam cerca de 1,5 milhão de passageiros por ano.


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