São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFORMÁTICA

Empresa tem até o final do mês para cumprir exigências do bloco

UE impõe prazo para a Microsoft

VINICIUS ALBUQUERQUE
DA FOLHA ONLINE

A Comissão Européia (o Executivo da União Européia) deu à gigante americana Microsoft até o final deste mês para apresentar um plano para seus produtos conviverem satisfatoriamente com a concorrência. O objetivo é pôr fim ao processo antitruste movido desde o ano passado por conta de sua posição privilegiada no mercado de softwares.
Segundo o porta-voz da comissão, Jonathan Todd, após esse prazo a UE irá decidir quais as punições que serão impostas à empresa. A UE pode, segundo ele, multar a Microsoft em até 5% de seu movimento diário mundial de vendas por dia de atraso.
Em março de 2004, a Microsoft foi considerada culpada pela União Européia por abusar de sua posição dominante no mercado de softwares.
Entre as sanções previstas pela União Européia estão a remoção do Media Player do Windows e a divulgação de código-fonte do sistema operacional para empresas concorrentes.
Segundo o porta-voz, as negociações entre as autoridades reguladoras da UE e a Microsoft prosseguem, mas não foi revelado em que estágio estariam.


Texto Anterior: Telecomunicações: Telefônica mira a Brasil Telecom
Próximo Texto: Apple pode passar a usar chip da Intel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.