São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

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Maior problema das operadoras é ligação noturna

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das principais metas que as operadoras de telefonia não estão cumprindo é a conclusão das chamadas de longa distância no período noturno.
A Anatel estabeleceu que nos meses de 2001 pelo menos 60% dessas ligações deveriam ser completadas. A taxa passou para 65% em 2002, dentro da política da agência de exigir mais rigor, ao menos teoricamente, no cumprimento de qualidade dos serviços neste ano.
Muitas operadoras não cumpriram o compromisso tanto em 2001 como em 2002. Em março do ano passado, por exemplo, a média das metas de qualidade das operadoras do país para esse quesito foi de 56,13%. Abaixo, portanto, do mínimo de 60% determinado pela agência.
Naquele mês, a Embratel atingiu uma taxa de 57,67%, e a Intelig, de 53,19%. A Telerj (operadora da Telemar) ficou com um índice de 50,88%, a Telefônica, com 55,88%, e a Brasil Telecom chegou a uma taxa de 57,92%. Todas abaixo do compromisso que firmaram com a Anatel.
A diferença entre uma meta estabelecida pela Anatel e aquelas efetivamente praticadas pelas operadoras pode ser de poucos pontos percentuais. "Mas de qualquer maneira as empresas não estão honrando seus compromissos, que é seu dever", afirma Virgilio Freire, da consultoria Brisa.
Segundo ele, as falhas na conclusão das ligações noturnas podem estar relacionadas ao crescimento do uso das linhas residenciais para a internet. O maior tempo gasto pelas pessoas nas ligações que fazem de suas casas a amigos e parentes também deve congestionar o sistema.

Falhas incessantes
A Embratel e a Intelig não cumpriram as metas de qualidade nas ligações nacionais de longa distância no período noturno em nenhum dos 14 meses incluídos no levantamento de qualidade da consultoria Brisa.
A vice-presidente de assuntos externos e serviços locais da Embratel, Purificación Carpinteyro, afirma que o problema não tem a ver com a estrutura operacional de sua empresa, mas com as linhas das operadoras regionais.
"As operadoras regionais precisam de mais linhas para podermos completar melhor o serviço. Existe um congestionamento nas redes locais", afirma Carpinteyro.
O problema ocorre em proporção um pouco menor nas chamadas internacionais noturnas. A Anatel exigiu em 2001 também um índice mínimo de 60% de chamadas completadas e de 65% em 2002.
A Intelig conseguiu atingir as metas estabelecidas pela agência somente em 4 dos 16 meses. A Embratel teve uma performance melhor. Esteve dentro dos padrões determinados pela Anatel em dez meses do período da pesquisa. (LV)


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