São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Firma da família Lula usa imóvel de Teixeira

Empresa de tecnologia criada por dois filhos do presidente tem como endereço um sobrado que pertence à empreiteira do advogado

Imóvel, com sete salas e localizado a 2 km da casa do presidente, passa por reforma custeada por empreiteira de S. Bernardo


RUBENS VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL

IRAN ALVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O psicólogo e empresário Marcos Claudio Lula da Silva e o publicitário Sandro Luis Lula da Silva, filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abriram uma empresa de tecnologia da informação cuja sede é um imóvel que pertence à empreiteira Mito Empreendimentos, fundada pelo advogado Roberto Teixeira e hoje registrada em nome da mulher e da filha do advogado, a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins.
O advogado e o Palácio do Planalto, procurados, não comentaram o assunto.
Amigo e compadre de Lula, Roberto Teixeira, advogado da VarigLog na compra da Varig, foi acusado pela ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu de suposta interferência na agência para favorecer seu cliente.
A nova empresa da família Lula chama-se Flexbr Tecnologia S.A. e está localizada, de acordo com a ficha de breve relato registrada na Junta Comercial de São Paulo, à rua Riskallah Abib, 120, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo do Campo, a cerca de 2 km da casa do presidente Lula. A ficha resume os dados do contrato social da empresa.
A Flexbr foi constituída em 6 de setembro do ano passado. Com um capital social declarado de R$ 20 mil, a empresa tem por objetos "portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; consultoria em tecnologia de informação", entre outras atividades.
Marcos Cláudio Lula é o diretor administrativo e financeiro, e Sandro Lula ocupa o cargo de secretário. O domínio do endereço eletrônico da Flexbr (www.flexbr.com.br) foi registrado em nome da empresa G4 Entretenimento e Tecnologia Digital Ltda. e tem como responsável Kalil Bittar, um dos filhos do ex-prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar e sócio de outro filho de Lula, Fábio Luis, na empresa Gamecorp, com quem a Telemar fechou contrato em 2005.
Kalil Bittar disse ontem à Folha que apenas "emprestou" o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da G4 para que os filhos garantissem a posse do endereço virtual.

Reforma
A sede da empresa é um sobrado com cerca de 200 metros quadrados de área construída, sete salas e três banheiros. O imóvel está passando por uma ampla reforma. Operários ouvidos pela Folha no local disseram que a obra é custeada pela Mito e que deve ser entregue num prazo de 35 dias. Indicaram como telefone de contato uma empresa identificada como "Egeplan", também sediada em São Bernardo do Campo.
De acordo com uma placa na fachada, o engenheiro responsável pela obra é Alfredo Teixeira Júnior, que, segundo os operários, seria funcionário da "Egeplan". No telefone indicado, a secretária do engenheiro Teixeira Júnior confirmou que a obra foi contratada pela Mito.
A Mito foi fundada por Roberto Teixeira em 1980. O advogado retirou-se da sociedade em outubro de 2005, e suas cotas foram redistribuídas aos sócios atuais, sua filha Valeska e sua mulher, Elvira Angelina.
Na semana passada, a Folha revelou que Teixeira é advogado de Fábio Luis num processo que ele moveu contra a revista "Veja" e contra o lobista Alexandre Paes dos Santos por supostos danos morais.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire: Êta, ferro
Próximo Texto: Outro lado: Presidência e advogado não se manifestam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.