São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de qualificação vai atender 30 mil

DA REPORTAGEM LOCAL

Com investimento de R$ 30 milhões, a Secretaria paulista de Emprego e Relações do Trabalho lançou ontem o Programa Estadual de Qualificação Profissional para atender 30 mil desempregados neste ano no Estado.
A prioridade é para trabalhadores de 30 a 59 anos, com baixa qualificação profissional e deficiência no ensino básico. No próximo ano, o programa deve oferecer 60 mil vagas, e, em 2010, 90 mil.
Na região metropolitana havia 1,488 milhão de desempregados em abril, segundo o Seade/Dieese.
"Constatamos que existia uma distância enorme entre o que o Estado oferecia e a realidade de quem precisava dos cursos. Entre 2005 e 2007 foram ofertadas 800 mil vagas, sendo a maior parte para artesanato (103 mil), padeiro e confeiteiro (55,7 mil). Em uma pesquisa, no entanto, constatamos que os cursos mais demandados eram de pedreiro, recepcionista, vendedor, garçom e soldador", diz o secretário Guilherme Afif Domingos.
A qualificação será feita por cinco instituições profissionais: Senai, Senac, Senar, Centro Paula Souza e Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica). Cada curso terá 200 horas/aula, sendo 120 para reforçar o ensino básico. Haverá cursos em 89 cidades (pólos regionais).
Os interessados devem procurar um dos 206 PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) no Estado para mais informações. (CR)


Texto Anterior: Desigualdade só muda de patamar em 2016
Próximo Texto: Acordo para defender uso do amianto é alvo de crítica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.