UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Vendas fracas
As vendas de arroz no atacado estão muito fracas. Uma das razões é a forte queda no consumo, segundo um atacadista do setor. Essa queda de consumo pode ser vista pela resistência dos supermercados em fazer novas compras do produto.

Preços elevados
Um dos motivos dessa redução no consumo são os preços elevados no varejo, em consequência da alta do produto no campo. A retração do consumidor é tão forte que os próprios produtores já começam a derrubar os preços. Alguns negócios já são feitos a R$ 33,00 por saca do produto em casca no Sul, diz a fonte.

De fora
A menor oferta de arroz no mercado nacional provocou aumento nas importações. As indústrias de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) programaram a chegada de pelo menos um navio por mês até o final do ano; duas das principais redes de supermercados de São Paulo estão importando 3.000 toneladas cada uma; e as empresas que produzem cestas básicas também entraram nas compras externas.

Florada boa
Até o momento, a florada de café é muito boa no Paraná, segundo Lauro Kfouri, da FNP. As chuvas vieram na hora certa e a produção do Estado deverá ficar entre 2 milhões e 2,5 milhões de sacas.

Mais tarde
Já nas regiões de lavouras de café de São Paulo e de Minas Gerais, onde a floração ocorre mais tarde do que no Paraná, não estão previstas chuvas. Se elas não vierem, deverá haver produtividade menor nesses Estados.

Apetite chinês
Algumas estimativas indicam que as exportações brasileiras de soja para a China deverão ficar próximas de 8 milhões de toneladas neste ano. Os dados de janeiro a agosto -5,2 milhões de toneladas- mostram que esse número é possível de ser atingido.

Exportações recordes
A Abiove (associação das indústrias) mostra que as vendas externas de soja já somam 19,8 milhões de toneladas, conforme os registros na Secex. Esse volume supera em 31% o do mesmo período do ano passado. As vendas de farelo somam 11,7 milhões de toneladas, e as de óleo de soja, 1,9 milhão.

Safra russa
A safra russa de grãos deverá ficar próxima de 70 milhões de toneladas, abaixo das previsões iniciais. A colheita já atingiu 79% da área plantada no país, e a produção soma 63 milhões de toneladas, conforme dados do governo.

Álcool em queda
Estoques elevados das distribuidoras e boa oferta das usinas continuam derrubando os preços do álcool combustível no Estado de São Paulo. Acompanhamento de preços do Cepea mostra que, desde o final de agosto, o álcool anidro caiu 11,3%, e o hidratado, 10%.

Investimentos da Guarani
A Açúcar Guarani está ampliando a unidade de Cruz Alta, no município de Olímpia (SP). As obras devem terminar em abril do próximo ano. Com essa ampliação, a indústria prevê aumento de 22,5% na produção de açúcar e de 23% na de álcool na safra 2004/5.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar sobe à espera de rolagem de dívida
Próximo Texto: Comércio mundial: EUA buscam sintonia com Brasil, diz Snow
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.