São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

ELES ESTÃO SAINDO...
A conjugação de alguns fatores, como a análise mais apurada de ganho versus risco, da necessidade de caixa e de provisionamentos de recursos para cobertura de maus devedores, está entre os principais motivos para os fundos de investimento deixarem o mercado de commodities agrícolas.

...MAS VOLTAM
Essa é a análise de um tradicional operador do mercado. Ele afirma, no entanto, que eles voltam. Os fundos estão onde enxergam possibilidade de ganhos e no próximo ano os preços das commodities agrícolas devem se recuperar.

DEPENDE DA RENDA
A demanda mundial por alimentos está firme e um dos poucos países que podem elevar a oferta é o Brasil. Com os problemas que o país tem, principalmente de logística, esse aumento de oferta é demorado.

TRIBUTAÇÃO DO ÁLCOOL
A partir de 1º de outubro entra em vigor o decreto nº 6.573, de 19 deste mês, que fixa a nova sistemática de tributação do álcool anidro (adicionado à gasolina). O produto passa a ser tributado pelo regime de apuração não-cumulativa do PIS/ Cofins, permitindo a apuração de créditos no processo produtivo e de distribuição.

MENOS SONEGAÇÃO
Os produtores e distribuidores de álcool poderão optar por alíquotas específicas do PIS/ Cofins, com base no volume comercializado ("ad rem"). Segundo Antonio de Pádua Rodrigues, da Unica (entidade das usinas), a medida dará mais transparência ao setor, reduzirá a sonegação e aumentará a competitividade do mercado.

SENTIDOS OPOSTOS
Ontem foi um dia de quedas nas commodities agrícolas em Nova York. Já em Chicago, à exceção da soja e do óleo de soja, a tendência foi de alta.

PARCERIA
A Bunge e a trading japonesa Itochu anunciaram duas joint ventures para produção de açúcar e álcool, com investimentos de US$ 800 milhões. Na primeira, a Itochu adquire 20% de participação da usina Santa Juliana, da Bunge.

CAPACIDADE MAIOR
A usina terá sua capacidade de processamento elevada para 4,2 milhões de toneladas de cana por ano. Na segunda joint venture, as empresas desenvolverão projeto de "greenfield", em que a Bunge investirá 80% dos recursos e a Itochu, 20%.

LIVRO SOBRE OVINOS
A Embrapa de São Carlos lança amanhã, em Brasília, o livro "Principais Enfermidades e Manejo Sanitário de Ovinos", de Ana Carolina de Souza Chagas e Cecília José Veríssimo. A obra aborda as doenças em ovinos e as maneiras de prevenção e de tratamento.


Texto Anterior: Com Frango Assado, IMC cria empresa de R$ 500 mi
Próximo Texto: Acabam os contratos de letra miúda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.