São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Preço e demanda menores prejudicam o setor de luxo

A crise econômica provocará uma retração de 8% no faturamento total do segmento de luxo em todo o mundo neste ano. A projeção é da consultoria Bain & Company, com base no resultado parcial de 2009 de 220 grifes. A receita prevista para o setor neste ano é de 153 bilhões.
Mais do que a queda na demanda por itens de luxo, a redução brusca dos preços dos produtos derrubou a rentabilidade do setor, segundo Gabriele Zuccarelli, sócio da Bain.
"O mercado de luxo não é imune à crise. Ele é mais sensível a ela do que a economia como um todo. Os consumidores postergam gastos porque as peças de grife não são essenciais. Cria-se um efeito psicológico de que ostentar não está na moda", afirma Zuccarelli.
Entre os itens de luxo, os que terão a menor retração na receita, de 1%, serão os acessórios, como bolsas e sapatos. Artigos como relógios e roupas, devem registrar um recuo acima de 10% neste ano, conforme as projeções da Bain. "Muitas pessoas continuaram a comprar peças de grife, mas itens de menor valor."
Entre as regiões do mundo, a que terá a maior retração no mercado de luxo será a América, com um recuo de 16% ante 2008, de acordo com a consultoria. A queda será puxada pela retração do segmento nos Estados Unidos, diz Zuccarelli.
A consultoria não divulgou dados das grifes de luxo no Brasil, cujo resultado está inserido nas projeções para a América. O desempenho do Brasil neste segmento, no entanto, será mais parecido com o previsto para os países emergentes asiáticos do que com o dos Estados Unidos, afirma Zuccarelli.
Enquanto o mercado mundial de luxo se retrai, nos países da Ásia Pacífica ele crescerá 10% em 2009, se as projeções da Bain se confirmarem.
"A China é o país onde surgem mais consumidores potenciais de luxo por ano. As grandes grifes não deixaram de abrir lojas nos mercados emergentes e buscam sua expansão nestes países", diz Zuccarelli.

"O mercado de luxo não é imune à crise. Ele é mais sensível a ela. Os consumidores postergam gastos porque as peças de grife não são essenciais. Cria-se um efeito psicológico de que ostentar não está na moda neste contexto"
GABRIELE ZUCCARELLI
sócio da Bain & Company

NAS ESTRELAS

Jantar em uma mesa suspensa a 50 metros de altura será uma opção para os paulistanos a partir de novembro, quando a versão brasileira do projeto Dinner in the Sky será inaugurada na cidade. O local escolhido para instalar a mesa foi a praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Com 22 lugares, o jantar nas alturas custará em média R$ 600 por pessoa. Criado na Bélgica, o projeto está em cerca de 30 países.

CADEIRA
Luiz Kaufmann, ex-presidente da Medial Saúde, assume o comando da Kroton Educacional, uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil, que tem base em Minas Gerais. Com capital aberto na Bovespa desde 2007, a Kroton obteve receita de R$ 279,6 milhões em 2008. Em junho, a empresa recebeu investimentos do fundo de private equity Advent.

SUSTENTÁVEL
Empresas de varejo (56%) e telecomunicação (32%) são as mais associadas a resultados positivos em sustentabilidade, segundo pesquisa do BSR em parceria com a GlobeScan, com mais de 270 líderes empresariais de 15 países, divulgada na Conferência Business for Social Responsibility 2009, nesta semana. Quase 90% afirmaram que seu orçamento em sustentabilidade deve se manter ou aumentar. No ano passado 31% indicavam expectativa de redução de investimentos para 2009.

AQUECIMENTO 1
As perspectivas trazidas pela Copa e pela Olimpíada têm movimentado o mercado. A Accenture criou um grupo de negócios para auxiliar clientes com foco em infraestrutura, de olho em um mercado que pelas expectativas da companhia deve movimentar mais de R$ 1 trilhão em investimentos nos próximos anos. O Azevedo Sette Advogados está criando, no seu escritório do Rio, uma equipe de oito advogados para atuar em projetos de desenvolvimento da infraestrutura olímpica.

AQUECIMENTO 2
O Fragata e Antunes Advogados, especializado em direito do consumo, também terá um grupo de trabalho, para montar SACs e postos de atendimento em locais estratégicos, para acordos e ajustes das reclamações antes de irem parar nos órgãos de defesa do consumidor. A banca quer propor ao Judiciário a criação de juizados itinerantes em vários pontos do Brasil durante os eventos.

BLINDADO
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, blindou sua comitiva no Brasil. Vázquez contratou a empresa Security Blindados para fazer a blindagem de seus novos carros. A empresa fechou três blindagens de carros: um de uso pessoal do presidente, outro, reserva, e o terceiro será usado para a comitiva, de acordo com Armando Fairbanks Lebeis, proprietário da Security.

NO PRATO
O setor de massas alimentícias, que em 2008 faturou R$ 4,9 bilhões, prevê até o final de 2009 crescimento de 4%, segundo a Abima (associação da indústria de massas alimentícias). A produção brasileira de massas alimentícias é 1,3 milhão de toneladas ao ano, com consumo per capita de 6,6 quilos ao ano. Na Itália, a produção é de 3 milhões de toneladas.

RESÍDUO
Os coprodutos da ArcelorMittal Tubarão, que resultam do beneficiamento de resíduos industriais, deverão gerar uma receita próxima de US$ 100 milhões em 2009, a partir da comercialização de 1,7 milhão de toneladas da matéria-prima. Desse total, 40% deve ser referente à venda da escória de alto-forno, que é aplicada, principalmente, na produção nacional de cimento.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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