São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise pode ter fim em 18 meses, estima bloco

DA REDAÇÃO

Os líderes da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), grupo de 21 países que conta com EUA, Japão e China, disseram ontem que a crise global poderá ser superada em 18 meses. Reunidos em Lima (Peru), eles, porém, não deram detalhes de como isso será alcançado.
"Nós já tomamos medidas extraordinárias e urgentes para estabilizar nossos setores financeiros e reforçar nosso crescimento econômico", disse o bloco em nota.
Mas mesmo entre alguns dos líderes que participaram do encontro no Peru há dúvidas de que a crise global possa ser vencida já em meados de 2010. Para o presidente mexicano, Felipe Calderón, o prazo é mais uma estimativa do que uma previsão. E o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, foi mais além. "Eu acho que seria especulação se comprometer com esse tipo de prazo."
Os líderes reafirmaram o compromisso contra novas barreiras para investimentos e comércio exterior, em um momento em que "o risco de menor crescimento mundial pode levar a pedidos de medidas protecionistas".


Texto Anterior: OMC prepara nova reunião em dezembro
Próximo Texto: Marcos Cintra: O começo e o fim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.