São Paulo, segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

"Apertem os cintos, 2008 vem aí", afirma banco

Depois de um 2007 extremamente favorável para a economia brasileira, principalmente em razão da aceleração do crescimento, há muitas incertezas em relação a 2008. As grandes dúvidas giram em torno do impacto da crise da economia norte-americana e das pressões inflacionárias.
Apesar dessas incertezas, a equipe de consultoria econômica do banco Itaú acredita que, em 2008, o cenário continua benigno, mas admite que a volatilidade deve aumentar. "A viagem através de 2008 será agradável, mas é aconselhável manter os cintos afivelados durante o percurso", afirma relatório preparado pela equipe do Itaú.
Em relação à economia internacional, a expectativa é uma desaceleração no ritmo do crescimento dos Estados Unidos, e não de recessão. Dessa forma, o impacto sobre o restante da economia mundial será limitado. Os preços das commodities em geral devem, assim, manter-se em patamares elevados, liderados pelos produtos agrícolas e pela energia.
A equipe do Itaú acha que, em 2008, o ritmo de crescimento econômico deve sofrer alguma desaceleração, sobretudo no segundo semestre.
O consumo deve se desacelerar, já refletindo crescimento menor da massa salarial. A perspectiva é que o investimento também caia em 2008, ainda que mantenha um ritmo de expansão acima do PIB.
De acordo com a equipe do Itaú, a interrupção dos cortes da taxa Selic bem como a elevação dos juros longos trazem menores estímulos à ampliação da capacidade produtiva.
Do lado externo, as exportações devem subir menos. A redução do crescimento mundial e a valorização do câmbio desestimulam as exportações.
Um grande foco de preocupação para 2008 será, sem dúvida, a inflação. O IPCA deve encerrar 2007 com alta de 4,4%, e o IGP-M, de 7,6%. Se forem excluídos alimentos e combustíveis, o IPCA cai para 3,4%. A projeção para 2008 é uma variação de 4% para o IPCA e de 5,3% para o IGP-M.
Já em relação à política monetária, o relatório da equipe econômica do Itaú afirma que todas as surpresas adversas, como a alta da inflação, nublam as perspectivas para 2008.
Em seu cenário básico, a taxa de câmbio médio estabiliza-se em torno de R$ 1,80 e a taxa de inflação em 12 meses permanece aproximada do centro da meta, o que irá levar o Copom a manter a taxa básica de juros inalterada.
"No entanto, há riscos importantes e os mais visíveis hoje são os que desviam a inflação para cima do centro da meta. Por exemplo, uma deterioração das expectativas decorrente da aceleração conjunta da demanda interna e dos núcleos da inflação pode levar o Copom a aumentar a taxa de juros", conclui o relatório.

PONTUAL

O empresário Ali Soltani desembarcou no Brasil na última semana para cuidar da abertura da primeira loja da marca suíça de relógios Ritmo Mundo no país. A unidade brasileira será também a primeira da América Latina. Com sede em Beverly Hills, em Los Angeles, a Ritmo conta com uma filial em Dubai e terá seu terceiro endereço próprio em São Paulo. A escolha de Soltani foi pautada pelas vendas acima do esperado dos cronógrafos Indy Car Series em seus revendedores brasileiros. Entre os produtos está também a série inspirada no filme "13 Homens e Um Novo Segredo".

BAIXA RENDA: SEGUROS DE CASA E VIDA ATRAEM CLASSES C, D E E MAIS QUE A E B
Há mais pessoas interessadas em adquirir seguros de casa e de vida nas classes C, D e E do que nas classes A e B, segundo pesquisa do Data Popular e da corretora Aon Affinity do Brasil. Entre os entrevistados que gostariam de ter seguro residencial, 81,5% têm renda familiar de até dez salários mínimos. Os números de seguro de vida mostram que 72% do mercado potencial dessa modalidade está na baixa renda, que detém mais apólices que a alta renda.

PROTETOR SOLAR
Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, vai abrigar, a partir do dia 4, o Life Lounge, evento criado no último verão, em Florianópolis (SC). As empresas patrocinadoras e a organizadora The Front Marketing e Comunicação investiram cerca de R$ 1 milhão na iniciativa, que deve atrair quase 60 mil pessoas. Numa área de 2.000 m2, o Life Lounge oferecerá gratuitamente atividades como ginástica, massagens, recreação, acesso à internet e experimentação de produtos, como test-drive de veículos 4x4. Estarão presentes marcas como Jeep, Häagen-Dazs, AOC, Queens e Anna Pegova.

VERÃO
O McDonald's, que promove a campanha "O que temos para o verão?", espera aumento de 30% nas vendas de sorvetes e sobremesas geladas. O investimento da campanha foi R$ 9 milhões.

NA MESA
A importadora Mr. Man registrou crescimento de vendas no período das festas de final do ano, de setembro a dezembro, que representam 60% das vendas da empresa. A importadora teve um incremento de 25% em frutas secas e 20% em champanhes e espumantes na comparação com igual período de 2006.

Empresa contrata dentista para marketing

A Euroart Import, de importação e distribuição de produtos cosméticos e de saúde, acabou de contratar uma cirurgiã-dentista.
A profissional irá assessorar o departamento de marketing na divulgação de dados sobre a linha "oral care" da Procter & Gamble, com os produtos Crest, Fixodent e Scope, que está distribuindo nacionalmente.
A distribuição dos novos produtos causou ainda outras modificações -reestruturação e investimentos no departamento comercial.
Em seu portfólio, a importadora tem marcas como a Rayito de Sol e a Banana Boat.
No ano fiscal de 2007 (modelo americano, de julho de 2006 a julho de 2007), a Euroart faturou R$ 12 milhões. Para 2008, a expectativa é de R$ 40 milhões.

ESPELHO
A Sart Dreamaker venceu a concorrência de branding do Banco Toyota. A agência vai conduzir a mudança da imagem corporativa do banco no Brasil.

PRIVADO
Mesmo com turbulência nos mercados financeiros, mais de 90% dos "private bankers" no mundo esperam crescimento no segmento nos próximos três anos, segundo pesquisa da KPMG com 166 executivos de 38 países, incluindo o Brasil. "A maior parte espera que o crescimento dos negócios seja resultado mais da expansão orgânica do que de futuras aquisições", diz Ricardo Anhesini, sócio de Financial Services da KPMG no Brasil.

SERPENTINA
Patrocinadora do Festival de Verão de Salvador desde a primeira edição, em 1999, a marca Seda ampliará sua participação. Serão investidos R$ 4 milhões. O Camarote Seda terá capacidade para 7.000 pessoas.

CARBÔNICO
A Energias do Brasil fechou negociação com a alemã 3C Markets para a venda de 122 mil toneladas de CO2 de emissões evitadas da quarta máquina da hidrelétrica da UHE Mascarenhas e da PCH Paraíso, no Espirito Santo. O valor da negociação foi R$ 1,5 milhão.


Próximo Texto: Artifício contábil evita prejuízo da Caixa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.