São Paulo, quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 |
Próximo Texto | Índice
Mercado Aberto MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br Vinho brasileiro quer seguir caminho das Havaianas
Angela Hirata, 64, responsável pelo sucesso das Havaianas
no exterior, tenta agora repetir
a façanha com vinhos brasileiros. Contratada pelo projeto
"Wines From Brazil" (Vinhos
do Brasil), Hirata vai dar um
novo rótulo ao vinho nacional
ao coordenar a promoção do
produto entre os estrangeiros. BARREIRAS Entre as barreiras, como tributária e de protecionismo, a cultural é a única que não se consegue negociar. É preciso estar alinhado com necessidades e costumes de cada país. POTENCIAIS MERCADOS Existe um grande consumidor de vinho nascendo: Hong Kong. Lá acontecem leilões de vinhos raros que superam os da Inglaterra. O próprio Brasil é um mercado em potencial, além da Alemanha, onde o consumo da bebida é o dobro do produzido. TOPO DA PIRÂMIDE No início, não podemos vender grandes volumes, e sim pequenos, mas bem posicionados. É preciso trabalhar o pico da pirâmide, colocar a marca no top de mercado. A valorização em países formadores de opinião vai se refletir no aumento do consumo interno. VINHO DE QUALIDADE O maior obstáculo para o sucesso internacional é o paradigma de que o Brasil não pode fazer vinho bom. Vamos mostrar que o produto nacional tem qualidade. Os nossos principais concorrentes são os vinhos do novo mundo: os californianos, chilenos e argentinos. UM BOM BUSINESS É preciso ter três elementos importantes num negócio: razão, que sustente a empresa e a faça ter boa rentabilidade; sensibilidade, para detectar o que o mercado está buscando e de que forma se aproximar; e emoção, porque a venda é constituída em cima de uma emoção. IMAGEM NACIONAL O vinho brasileiro é um produto diferenciado do produzido por outros países. É um vinho jovem, de um país que tem muita alegria ligada a sua imagem, com muito sol. Eu pretendo mostrar que o Brasil tem a elegância de um vinho de qualidade, e não só samba e futebol. ÀS COMPRAS
JOIA RARA com JOANA CUNHA e ALESSANDRA KIANEK Próximo Texto: Receita aumenta fiscalização na saúde Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |