São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Operador causou quebra do Barings em 95

JOHN GAPPER
DO "FINANCIAL TIMES"

São marcantes as comparações entre os prejuízos na Société Générale e os que causaram em 1995 o colapso do Barings, tradicional banco de investimento do Reino Unido. Nos dois casos, um jovem responsável por corretagem de futuros negociados em Bolsa acumulou posição oculta. No caso do Barings, era Nick Leeson, que perdeu cerca de US$ 1,4 bilhão no mercado de derivativos asiático.
Em ambos os casos o corretor trabalhou no departamento de contabilidade e depois foi promovido a corretor. Jérome Kerviel foi uma das poucas pessoas do financeiro que foram promovidas a corretor. Ele tinha autorização para negociar sob limites rígidos e ganhou 100 mil euros em remunerações.
Os dois corretores usaram seus conhecimentos contábeis para ocultar o verdadeiro tamanho de suas posições dos controladores de seus bancos. Leeson estava encarregado da contabilidade e da corretagem em Cingapura, enquanto Kerviel acessava computadores em nome de funcionários.


Tradução de LUIZ ROBERTO MENDES GONÇALVES

Texto Anterior: Banco francês sofre fraude de US$ 7 bi
Próximo Texto: Premiê britânico sonda Lula sobre rodada Doha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.