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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
PIB encerra 2007 com avanço de 5,2%, afirma consultoria
O PIB brasileiro deve ter encerrado 2007 com expansão
anual de 5,2%, a maior desde os
5,7% registrados em 2004. Em
termos nominais, o PIB no ano
passado deve ter atingido a
marca de R$ 2,56 trilhões (ou
US$ 1,31 trilhão). Em 2006, o
valor do PIB foi de R$ 2,33 trilhões (ou US$ 1,07 trilhão). O
resultado deve ser divulgado
pelo IBGE no dia 12 de março.
Os números são da LCA Consultores, a partir de estimativa
elaborada para o PIB do quarto
trimestre com base nos números de vários indicadores de atividade do final do ano passado,
como a produção industrial, as
vendas do comércio e os dados
de emprego e salário.
A estimativa da LCA é a de
que o PIB tenha mostrado uma
alta de 5,2% sobre o quarto trimestre de 2006, o que corresponde a um aumento de 1% sobre o terceiro trimestre na série
livre de influências sazonais.
Os números do IBGE deverão revelar também, de acordo
com a previsão da LCA, um
crescimento de 5,9% do consumo das famílias e um índice recorde de expansão de 13,5% da
formação bruta de capital fixo e
investimento das empresas,
das famílias e do governo em
máquinas e em construção.
Esses números resultam em
um crescimento da demanda
interna de 7% no ano passado.
Em 2006, a alta foi de 5,2%. Ao
mesmo tempo, em razão do
forte crescimento de 21,9% das
importações, a contribuição do
setor externo para a variação
do PIB deve ter sido negativa
em 1,6 ponto percentual, depois de ter caído 14% em 2006.
Esses números mostram que
o principal motor do crescimento no país tem sido a demanda doméstica, o que vai
ajudar a reduzir os impactos de
uma eventual desaceleração
econômica global.
Para Bráulio Borges, da LCA,
a notícia mais positiva do PIB
foi o forte crescimento do investimento. Entre 2004 e 2007,
o investimento acumula uma
alta de 41%, contra 19% do PIB
como um todo.
Desse modo, a LCA estima
que o crescimento potencial do
PIB (o ritmo de alta sustentável, que não gera pressões inflacionárias) chegou a 4,9% no
ano passado, ante 3,8% em
2006 e apenas 2,6% registrados
em 2004.
ERA DO GELO
Salomão Quadros, especialista em economia da
Fundação Getulio Vargas,
lança o livro "Muito Além
dos Índices: Crônicas, história e entrelinhas da inflação"
(FGV Editora, 212 págs, R$
32), em que analisa a história econômica brasileira e
fala da época dos congelamentos de preços e do seqüestro de ativos financeiros do Plano Collor, entre
outros tópicos. O lançamento será dia 5 de março no Rio
e 13 de março em São Paulo.
POSSE
Toma posse hoje Cesário
Ramalho da Silva na presidência da nova diretoria da
Sociedade Rural Brasileira.
A cerimônia começa às 18h
na sede social da entidade,
em São Paulo.
BUTIQUE
Depois do fim da sociedade com a agência americana
TBWA, que fechou a
TBWA/Brasil e comprou a
Lew'Lara em novembro,
Luis Grottera anuncia a
criação da LuisGrotteraHelp, que pretende seguir a
tendência internacional das
butiques de marca.
DE MUDANÇA
A área comercial da Ipiranga sai do bairro paulistano Cerqueira César e vai para a Bela Vista, no prédio do grupo Ultra, a partir do dia
10 de março.
FLUENTE
Pesquisa da Aliança Francesa de São Paulo, encomendada ao instituto Ábaco
Marketing Research, e realizada junto a 1.504 pessoas
entre 15 e 60 anos, aponta
que 16% dos entrevistados
têm interesse em aprender
francês. O espanhol foi citado por 33% dos entrevistados e o inglês, por 39%.
FINANCIADO
O banco Mercedes-Benz
fechou 2007 com alta de
38% em novos negócios. De
janeiro a dezembro, foram
liberados R$ 2,2 bilhões para o financiamento de veículos comerciais. Em 2006, foi
negociado R$ 1,6 bilhão. Entre as modalidades oferecidas pela instituição, o Finame teve o maior crescimento. Em 2007, foi liberado R$
1,2 bilhão por meio desse
produto financeiro.
TALHERES
Silvio Queiroz e Emerson Silveira, organizadores do São Paulo Restaurant Week, que reúne, de hoje a 9 de março, casas paulistas como Lola Bistrot, Obá e Trindade; as empresas criaram menus personalizados com preços promocionais; o evento, que ocorre em mais de cem cidades no mundo, no Brasil, seguirá para cidades como Brasília, Curitiba, Rio e Salvador, até novembro
DE PANO
Talita Khalifeh, coordenadora de marketing da malharia Kalimo, do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, que, pela primeira vez, vai realizar um desfile de moda; para o evento, a empresa convidou estilistas das marcas Farm, Neon, Cris Barros, Juliana Jabour, Amapô e Victor Dzenk, que irão elaborar peças para a coleção de verão do ano que vem da Kalimo
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