São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

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guilherme.barros@uol.com.br

PIB encerra 2007 com avanço de 5,2%, afirma consultoria

O PIB brasileiro deve ter encerrado 2007 com expansão anual de 5,2%, a maior desde os 5,7% registrados em 2004. Em termos nominais, o PIB no ano passado deve ter atingido a marca de R$ 2,56 trilhões (ou US$ 1,31 trilhão). Em 2006, o valor do PIB foi de R$ 2,33 trilhões (ou US$ 1,07 trilhão). O resultado deve ser divulgado pelo IBGE no dia 12 de março.
Os números são da LCA Consultores, a partir de estimativa elaborada para o PIB do quarto trimestre com base nos números de vários indicadores de atividade do final do ano passado, como a produção industrial, as vendas do comércio e os dados de emprego e salário.
A estimativa da LCA é a de que o PIB tenha mostrado uma alta de 5,2% sobre o quarto trimestre de 2006, o que corresponde a um aumento de 1% sobre o terceiro trimestre na série livre de influências sazonais.
Os números do IBGE deverão revelar também, de acordo com a previsão da LCA, um crescimento de 5,9% do consumo das famílias e um índice recorde de expansão de 13,5% da formação bruta de capital fixo e investimento das empresas, das famílias e do governo em máquinas e em construção.
Esses números resultam em um crescimento da demanda interna de 7% no ano passado. Em 2006, a alta foi de 5,2%. Ao mesmo tempo, em razão do forte crescimento de 21,9% das importações, a contribuição do setor externo para a variação do PIB deve ter sido negativa em 1,6 ponto percentual, depois de ter caído 14% em 2006.
Esses números mostram que o principal motor do crescimento no país tem sido a demanda doméstica, o que vai ajudar a reduzir os impactos de uma eventual desaceleração econômica global.
Para Bráulio Borges, da LCA, a notícia mais positiva do PIB foi o forte crescimento do investimento. Entre 2004 e 2007, o investimento acumula uma alta de 41%, contra 19% do PIB como um todo.
Desse modo, a LCA estima que o crescimento potencial do PIB (o ritmo de alta sustentável, que não gera pressões inflacionárias) chegou a 4,9% no ano passado, ante 3,8% em 2006 e apenas 2,6% registrados em 2004.

ERA DO GELO
Salomão Quadros, especialista em economia da Fundação Getulio Vargas, lança o livro "Muito Além dos Índices: Crônicas, história e entrelinhas da inflação" (FGV Editora, 212 págs, R$ 32), em que analisa a história econômica brasileira e fala da época dos congelamentos de preços e do seqüestro de ativos financeiros do Plano Collor, entre outros tópicos. O lançamento será dia 5 de março no Rio e 13 de março em São Paulo.

POSSE
Toma posse hoje Cesário Ramalho da Silva na presidência da nova diretoria da Sociedade Rural Brasileira. A cerimônia começa às 18h na sede social da entidade, em São Paulo.

BUTIQUE
Depois do fim da sociedade com a agência americana TBWA, que fechou a TBWA/Brasil e comprou a Lew'Lara em novembro, Luis Grottera anuncia a criação da LuisGrotteraHelp, que pretende seguir a tendência internacional das butiques de marca.

DE MUDANÇA
A área comercial da Ipiranga sai do bairro paulistano Cerqueira César e vai para a Bela Vista, no prédio do grupo Ultra, a partir do dia 10 de março.

FLUENTE
Pesquisa da Aliança Francesa de São Paulo, encomendada ao instituto Ábaco Marketing Research, e realizada junto a 1.504 pessoas entre 15 e 60 anos, aponta que 16% dos entrevistados têm interesse em aprender francês. O espanhol foi citado por 33% dos entrevistados e o inglês, por 39%.

FINANCIADO
O banco Mercedes-Benz fechou 2007 com alta de 38% em novos negócios. De janeiro a dezembro, foram liberados R$ 2,2 bilhões para o financiamento de veículos comerciais. Em 2006, foi negociado R$ 1,6 bilhão. Entre as modalidades oferecidas pela instituição, o Finame teve o maior crescimento. Em 2007, foi liberado R$ 1,2 bilhão por meio desse produto financeiro.

TALHERES
Silvio Queiroz e Emerson Silveira, organizadores do São Paulo Restaurant Week, que reúne, de hoje a 9 de março, casas paulistas como Lola Bistrot, Obá e Trindade; as empresas criaram menus personalizados com preços promocionais; o evento, que ocorre em mais de cem cidades no mundo, no Brasil, seguirá para cidades como Brasília, Curitiba, Rio e Salvador, até novembro

DE PANO
Talita Khalifeh, coordenadora de marketing da malharia Kalimo, do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, que, pela primeira vez, vai realizar um desfile de moda; para o evento, a empresa convidou estilistas das marcas Farm, Neon, Cris Barros, Juliana Jabour, Amapô e Victor Dzenk, que irão elaborar peças para a coleção de verão do ano que vem da Kalimo

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