São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Brasileiro agora teme contrair dívida, diz Fiesp

O consumidor está com menos disposição para financiar suas compras neste ano do que em 2008. Levantamento feito pela Ipsos, a pedido da Fiesp, mostra que 37% das 1.000 pessoas consultadas, entre os dias 22 a 29 de janeiro, não se sentem à vontade para comprar a prazo neste ano. No início do ano passado, o percentual era de 31%.
De acordo com Paulo Francini, diretor da Fiesp, apesar de o percentual de pessoas com receio de comprar a crédito ser maior do que o do ano passado, isso não significa que a crise tenha tido até agora impacto acentuado nas expectativas de consumo.
"A expectativa é semelhante à do ano passado", afirma Francini. "Por mais que se diga que os consumidores estão contaminados pelo ambiente de crise e têm medo de gastar, as pesquisas ainda não mostraram isso de uma maneira tão acentuada."
A pesquisa da Ipsos também constatou que a alimentação está pesando cada vez mais no orçamento do consumidor. Neste ano, 73% dos entrevistados disseram ter essa percepção. No ano passado, 69% afirmaram que a alimentação era o item de maior peso e, em 2007, eram apenas 33%.
A compra financiada ocupa a segunda colocação como peso no orçamento. A prestação em crediários de compra de bens de consumo foi citada por 20% das pessoas.
Também pesam bastante nas contas o pagamento de impostos (18%), aluguel (13%), cartão de crédito/cheque especial (11%), pagamento de dívidas com terceiros (11%), contas de água, luz e telefone fixo (10%), gastos com educação (6%), entre outros.
"O peso dos alimentos no orçamento está relacionado com a alta dos preços das commodities no mercado internacional", diz Francini.
Nas faixas de renda mensal mais baixas, de até R$ 300, por exemplo, a participação dos alimentos no orçamento chega a 83%, de acordo com a pesquisa da Ipsos.

NA PISTA
A rede de escolas de idiomas Seven vai aproveitar a crise para expandir. O momento é bom para fazer negócios com escolas que ainda não têm bandeira e estão interessadas em vender ou se transformar em franquia, segundo Steven Beggs, presidente da Seven. Para ele, a estratégia pode dar fôlego a escolas que estão com dificuldade para sobreviver na crise, com o aproveitamento da verba de marketing e o conceito das marcas de redes maiores. A Seven abriu duas unidades nos últimos quatro meses e quer ter mais cinco novas franquias até o fim do ano. "A escola em andamento é padronizada nos moldes da rede e a carteira de alunos é aproveitada", diz Beggs, que costuma trabalhar de bicicleta.

NA VITRINE
A Expor Manequins, fabricante de manequins para vitrines, registrou aumento de 32% nas exportações em 2008, em relação a 2007. As vendas externas representaram 25% do faturamento da empresa no ano, de R$ 25 milhões. O mercado internacional cresceu mais que o interno. A Expor acaba de abrir uma distribuidora própria no México, país para onde mais exporta, responsável por 38% das vendas externas da empresa em 2008.

RELÓGIO
O juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara da Justiça Federal, manteve, na última quarta-feira, a liminar que obriga as empresas aéreas a informar com pelo menos duas horas de antecedência o atraso dos voos, a partir do horário previsto para o embarque. A ação foi movida pela Procuradoria Geral do Estado, pelo Procon, pelo Idec e pela OAB paulista.

CONECTADOS
A TIM registrou aumento de mais de 110% na ativação do serviço de conexão BlackBerry entre seus clientes pessoa física, comparando os terceiros trimestres de 2008 e 2007.

MERCI BEAUCOUP
A Datelli produziu para a Grande Rio 2.000 sandálias de dedo. Os chinelos foram inspirados no enredo, que homenageava a França.

DÉCADA DE 50
A rede Bob's volta às origens com a inauguração da loja Bob's Original em Ipanema, no Rio de Janeiro. A ambientação e o cardápio remontam aos primeiros anos da marca, lançada em 1952 em Copacabana.

VACA PRETA
Para os saudosistas, o menu do Bob's Original traz vaca preta, banana split e sanduíches de pernil com molho, queijo com banana, saladas de ovo e presunto, ham & eggs e hot fudge, entre outros.

SAUDOSISMO
Nas paredes, diferente das demais lanchonetes, a loja exibe painéis gigantes com fotos de décadas passadas do Rio de Janeiro, além de um letreiro com a evolução das logomarcas do Bob's. A nova unidade vai gerar 50 vagas. A rede pretende abrir 90 unidades neste ano.


com CRISTIANE BARBIERI (interina), JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e FÁTIMA FERNANDES



Próximo Texto: Bancos têm 100 mil carros de inadimplente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.