UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Censo veterinário
O Sindicato da Indústria de Produtos para Saúde Animal, que congrega os laboratórios veterinários que atuam no país, realizará o censo da indústria veterinária, envolvendo 95 empresas do setor.

Conteúdo
O censo deverá levantar dados sobre investimentos em pesquisa, desenvolvimento e crescimento do setor, instalações de produção e mão-de-obra empregada pelas empresas. O objetivo é mostrar a importância da indústria de saúde animal na economia nacional, segundo os realizadores do censo.

Créditos de carbono
O projeto do grupo Balbo para utilizar a queima do bagaço de cana-de-açúcar no processo de co-geração de energia e para se credenciar para a venda de créditos de carbono equivalente virou referência mundial no setor sucroalcooleiro, ao receber o aval de três organismos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Sem risco
A morte súbita dos citros, doença que vem causando sérios prejuízos aos pomares de laranja de vários Estados brasileiros, não traz risco à saúde do consumidor, segundo os pesquisadores do Centro Apta e do Fundecitrus. Os estragos comerciais, no entanto, são grandes porque muitas frutas não chegam à maturação.

Início de queda
O acompanhamento de mercado do Cepea da semana passada mostra que os negócios com álcool evoluem em ritmo lento. As ofertas de vendas começam a refletir o início de safra e mostram tendência de queda. O hidratado ficou estável; o anidro caiu 3,58%.

Guerra sem efeito
O já previsto ataque dos EUA ao Iraque teve pouca influência sobre as commodities, na avaliação da consultoria Céleres, de Uberlândia. O mercado já havia se posicionado antes do início do conflito, dizem os técnicos da consultoria.

Efeito a longo prazo
Um prolongamento do conflito, no entanto, poderá trazer efeitos indiretos para as commodities, segundo a Céleres. O custo dos fretes subirá ainda mais, e a alta do petróleo elevará os custos de produção na agricultura. Frango e soja serão os produtos mais prejudicados devido às exportações para o Oriente Médio.

Exportações
O ritmo das exportações de soja (US$ 31 milhões por dia) aumentou na terceira semana de março, enquanto o de carnes (US$ 14 milhões) caiu. Já os custos com importações de cereais e de adubos e fertilizantes cresceram na semana passada, segundo a Secex.

Basf amplia defensivos
A alemã Basf Aktiengesellschaft finalizou a aquisição de um pacote de defensivos agrícolas da Bayer CropScience AG. A aquisição inclui o inseticida Fipronil, líder de mercado, e outros fungicidas para o tratamento de sementes.

Reflexos no Brasil
Essa aquisição irá agregar valor significativo aos clientes da Basf no Brasil e fortalecer as relações de trabalho entre a empresa e os produtores, na avaliação de Maurício Marques, diretor de Negócios da Divisão Agro Brasil.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar sai ileso de turbulência mundial
Próximo Texto: AGROFOLHA
Doenças na lavoura: MG tenta controlar morte súbita dos citros

Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.