UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governo tira programa da internet

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O Ministério da Agricultura tirou o programa "Agrofit on line" do ar por volta das 17h de ontem, duas horas depois de a Agência Folha ter procurado os responsáveis pelas informações divulgadas na internet.
A partir desse horário, o www.agricultura.gov.br/agrofit não forneceu nenhuma informação sobre agrotóxicos, mesmo aqueles que tinham indicação correta.
No início da tarde, o engenheiro agrônomo Reinaldo Onofre Skalisz mandou um e-mail para o endereço governo@brasil.gov.br, destinado a Lula, em que reitera denúncias sobre os erros constantes no site. Ele disse que vem mandando e-mails a Lula desde fevereiro.
A Agência Folha não conseguiu entrevistar o responsável pelas informações no DDIV (Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal), Julio Brito. Num primeiro contato, a assessoria de imprensa informou que ele estaria em reunião e que poderia falar no final da tarde, mas seu telefone direto não atendeu.
Na sexta-feira, o atalho "Agrofit on line" do site www.agricultura.gov.br passou a trazer a informação de que, por solicitação do DDIV, o programa "foi retirado do ar em 20/03/2003".
A informação não estava correta. O site do Agrofit continuou no ar até ontem, quando acessado pelo atalho www.agricultura.gov.br/agrofit.
A Agência Folha também não conseguiu entrevistar ontem os dirigentes dos órgãos de Agricultura do governo de Minas Gerais responsáveis pelos sites contendo orientações erradas sobre venenos agrícolas.
Skalisz começou a pesquisa nos sites oficiais depois que a Anvisa divulgou o resultado das 1.278 amostras de alimentos coletadas em São Paulo, Paraná, Minas e Pernambuco, para saber o grau de contaminação da comida consumida pela população.
A pesquisa apontou que, do total, 81,2% continham resíduos dos venenos agrícolas, 22,1% em quantidades acima das permitidas pela legislação.


Texto Anterior: Receita venenosa: Ministério recomenda agrotóxico banido
Próximo Texto: Ambiente: Liminar proíbe Caesb de doar lodo de esgoto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.