UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

AQUICULTURA

Produtividade é recorde

Produção de camarão cultivado cresce 140%

ALESSANDRA MILANEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de camarão marinho cultivado no Brasil cresceu 140% de 2000 para 2002, segundo a ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão). De acordo com a entidade, houve melhora em todos os aspectos analisados: área cultivada, produção total, produtividade e exportação.
Em 2000, o Brasil produziu 25 mil toneladas de camarão cultivado, do tipo L. vannamei. Em 2002, passou para 60 mil toneladas e, neste ano, espera-se produção de 90 mil toneladas.
Em termos de produtividade, o Brasil ocupa a primeira posição entre os países produtores, diz a ABCC. Na Tailândia, maior produtor de camarão cultivado do mundo (300 mil toneladas em 2002), a produtividade é de 3.500 kg/ha/ano. No Brasil, no ano passado, essa produtividade foi de 5.450 kg/ha/ano.
Segundo o setor técnico da ABCC, o L. vannamei é o camarão mais cultivado no mundo ocidental, conhecido como camarão branco. De pequeno a médio porte (entre 10g e 16g), foi adotado no Brasil por ter se adaptado bem ao seu ecossistema costeiro. As espécies nativas, diz a entidade, não se desenvolveram bem nos viveiros.
O Brasil exporta cerca de 80% da sua produção, especialmente para Estados Unidos e Europa, o que rendeu ao país, em 2002, US$ 155 milhões. A região Nordeste é responsável por 96,5% da produção brasileira. O principal produtor é o Rio Grande do Norte, com 30% da produção nacional.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de camarão marinho cultivado do Ocidente. Até 1999, esse posto era do Equador, que chegou a produzir 130 mil toneladas por ano. O cultivo, no entanto, foi atingido por uma doença virótica, a mancha branca, e a produção caiu mais de 50%.
Segundo a ABCC, não existem manifestações de doenças virais no camarão cultivado no Brasil. Isso se deve, diz a entidade, ao rígido controle na importação de qualquer crustáceo vivo.


Texto Anterior: Ambiente: Liminar proíbe Caesb de doar lodo de esgoto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.