São Paulo, sábado, 25 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

MERCADO ABERTO

Mandelson cancela encontro com Lula

O comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, cancelou sua ida a Brasília na próxima sexta em que se encontraria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mandelson desembarca na quarta para discutir, entre outros temas, a escolha do padrão de TV digital, um dos assuntos mais polêmicos do governo.
O encontro com Lula tinha sido solicitado pelo próprio Mandelson, mas o Palácio do Planalto não respondeu ao seu pedido. Cansado de esperar, o comissário preferiu cancelar sua ida a Brasília e antecipar sua viagem para o Rio de Janeiro, onde terá reunião miniministerial com os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Antonio Palocci (Fazenda) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), provavelmente no dia 1º de abril. Robert Portman, chefe do comércio externo norte-americano, também participa da reunião.
O principal motivo da visita de Mandelson para o Brasil é a escolha do padrão de TV digital. Há poucos dias, o britânico afirmou que o Brasil estará condenado ao isolamento internacional se voltar as costas para o padrão de TV digital europeu e escolher a alternativa japonesa ou americana.
O Palácio do Planalto não gostou das declarações de Mandelson. A preferência do governo é para o modelo japonês, que é do interesse das redes de televisão.
Em sua visita ao Brasil, Mandelson defende reforçar "junto" ao governo as vantagens da escolha do padrão de TV digital europeu. Ele também irá a Ribeirão Preto com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para conhecer uma unidade de produção de etanol na região.

VALSA DE DESPEDIDA
O discurso de ontem de Antonio Palocci Filho (Fazenda) na Câmara Americana de Comércio, durante a posse do novo conselho da entidade, foi interpretado por muitos empresários como uma valsa de despedida. A decisão do governo ainda não está tomada, mas é quase certa a saída de Palocci da Fazenda até o próximo dia 31 para se lançar candidato a uma vaga na Câmara. Guido Mantega, presidente do BNDES, é o nome mais forte para o comando da Fazenda.

MISSÃO DOS EUA
Em resposta à visita do ministro Luiz Fernando Furlan à Califórnia no ano passado, representantes do Senado nesse Estado virão ao Brasil nos próximos dias para retomar as discussões quanto a produção, suprimento e distribuição do etanol brasileiro. Somente até fevereiro, as vendas de álcool etanol ao mercado americano já chegam a cerca de um terço do registrado no ano passado inteiro. A agenda da missão prevê visitas a São Paulo, Rio, Salvador e Brasília.

AGENDA PRODUTIVA
Renan Calheiros (Senado) e Aldo Rebelo (Câmara) participam na terça do lançamento da Agenda Legislativa para 2006, na sede da CNI, em Brasília. Para o presidente da entidade, Armando Monteiro Neto, a agenda ajudará os parlamentares a identificar projetos que são do interesse do setor produtivo e do país.

DE OLHO NOS EUA
A revista britânica semanal "The Economist" nomeou um novo editor-chefe, John Micklethwait, que comandava o escritório da publicação em Nova York. A escolha de seu nome funciona como uma indicação sobre em que mercado a "Economist" espera crescer e representa também um reconhecimento por seu trabalho no país. No ano passado, por exemplo, a circulação da revista cresceu 12% nesse mercado, enquanto outras publicações financeiras americanas ficaram quase estagnadas. Micklethwait substitui Bill Emmott, havia 13 anos no cargo.

CARA NOVA
As mudanças no segundo escalão do governo do Estado, com a saída de Geraldo Alckmin, começam a ser anunciadas na próxima semana. Para a secretaria estadual de Educação, no lugar de Gabriel Chalita, Cláudio Lembo convidou Maria Lúcia Vasconcellos, pró-reitora da Universidade Anhembi-Morumbi.

MUITO OURO
O Brasil exportou 27% a mais de jóias no primeiro bimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2005, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. A alta se deve a fatores como a participação em feiras internacionais. O setor espera uma expansão de 30% no primeiro trimestre.

INVASÃO DO FRANGO
São Paulo terá hoje uma superpromoção de frango. As lojas das marcas Pão de Açúcar, Extra e CompreBem venderão, durante todo o dia, o quilo do alimento a R$ 0,99. Foram reservados 5 milhões de frangos, o que equivale a 210 carretas. Cada uma tem 24 metros de comprimento. No total, "são" mais de 5 km de aves.

INTERCÂMBIO
A Fundação Dom Cabral recebe na segunda e na terça diretores de três centros de ensino da América Latina: Instituto Tecnológico Autônomo do México, PUC do Chile e Universidad de San Andrés (Argentina). Eles debaterão questões que ajudarão a construir fundamentos da aliança da FDC com tais escolas.

SABOR DA ITÁLIA
A marca de gastronomia Paola di Verona comemorou mudanças e expansões na última semana: abriu o café-bar Pátio Verona, com cardápio que vai de café da manhã à happy hour, e reinaugurou o restaurante La Taverna, com nova cozinha e novo menu -ambos sob direção do chef franco-italiano Alain Poletto. Além disso, passou a marcar presença em 17 cidades paulistas, com uma linha de 38 produtos -massas e molhos- vendida em supermercados da rede Pão de Açúcar. "O Paula di Verona está se transformando em centro gastronômico", diz Poletto, que cita ainda o restaurante Mezzanino, que fica dentro da rotisserie do grupo e tem 25 anos de mercado. Até o fim do primeiro semestre, as massas Paola di Verona deverão chegar a Belo Horizonte e Rio, entre outras capitais. Todos os empreendimentos da marca ficam no mesmo local, nos Jardins.

"VINO" NA MESA
O diretor do documentário "Mondovino", o americano Jonathan Nossiter, promove jantar e degustação com vinhos da Borgonha na segunda, no restaurante Cantaloup, em SP. Sommelier formado em Nova York e residente do Rio, o cineasta selecionou seis vinhos da Borgonha, importados pela Mistral. Entre eles está o Volnay Les Champans 2000 da vinícola Domaine de Montille, retratada no filme, que trata dos caminhos do cultivo do vinho hoje.


Próximo Texto: Receita autua fundos de pensão em R$ 1 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.