São Paulo, quinta-feira, 25 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

O CAFÉ DIÁRIO
Os brasileiros consumiram 18,4 milhões de sacas de café no ano passado, 40% a mais do que no início da década. Pelo menos 97 de cada 100 brasileiros consomem café, conforme pesquisa encomendada pela Abic (associação das indústrias).

OS DESTAQUES
A pesquisa mostrou que o maior crescimento de consumo vem ocorrendo na classe C, que participou com 42% do total. Na divisão por sexo, as mulheres (54%) consomem mais do que os homens (46%).

DE OLHO
Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic, diz que, além de serem em número maior do que os homens, as mulheres estão trabalhando mais fora de casa, o que leva ao aumento do consumo. O dado deve servir de alerta para que a indústria tenha uma melhor comunicação com as mulheres, diz ele.

PREOCUPANTE
A pesquisa trouxe um dado preocupante: 75% dos entrevistados não sabem o que é café gourmet. Produtores e indústrias devem investir mais para tornar o produto conhecido, já que ele embute mais valor agregado e gera renda maior para o setor, segundo Nathan.

ACORDO
O frigorífico Quatro Marcos chegou a um acordo com os credores. No caso dos pecuaristas, a dívida será paga em 12 parcelas. A primeira será em 30 dias, com correção pela taxa Selic desde novembro último. O valor da dívida com os pecuaristas é de R$ 35,7 milhões.

QUEBRANDO TARIFAS
A Abef (produtores e exportadores de frango) discute amanhã com o embaixador Pedro Luiz Carneiro de Mendonça estratégias para a redução das elevadas tarifas aplicadas sobre o frango brasileiro.

PAPEL SEMENTE
Os crachás e peças promocionais da Feira Nacional das Graxarias -que ocorre hoje e amanhã em São Paulo- foram confeccionados com papel semente. Após utilizados, eles podem ser plantados, nascendo um pé de cravo.

FATURANDO MAIS
A indústria de máquinas e equipamentos agrícolas faturou R$ 673 milhões no primeiro bimestre deste ano, 27% a mais do que em 2009. Nesse período, as exportações aumentaram 4% e as importações recuaram 36%.

MAIS PEDIDOS
A indústria demora três semanas para atender as encomendas feitas ao setor neste ano -eram duas semanas e meia em igual período do ano passado. O emprego cresceu 1% e o percentual de utilização da capacidade instalada subiu para 71,6% (69,9% em 2009).


Texto Anterior: Finanças: Mercado lança associação para SP virar novo centro
Próximo Texto: Regra do BC pode reduzir a entrada de dólares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.