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MERCADO ABERTO
Compra do Itaú não altera mercado
A aquisição do BankBoston
pelo Itaú, caso se confirme,
não muda muito a atual
composição do ranking das
instituições financeiras. O Itaú
continuará na quarta posição entre todos os bancos e na segunda
entre os privados, segundo dados consolidados da Austin Asis.
Os números da consultoria divergem dos do Banco Central,
que aponta o Itaú na frente do
Bradesco com a aquisição do
BankBoston. Os dados do BC,
porém, só levam em conta os dados das controladoras dos bancos, e não de suas controladas. O
mercado prefere os dados consolidados, que são mais amplos.
Se for fechada a operação de
compra do BankBoston, o total
de ativos do Itaú sobe de R$ 151,2
bilhões para R$ 173,8 bilhões. O
volume de depósitos, de R$ 50,5
bilhões para R$ 54,6 bilhões, e o
de crédito, de R$ 60,6 bilhões para R$ 69,9 bilhões.
Para Erivelto Rodrigues, da
Austin Asis, o objetivo do Itaú, ao
atacar o BankBoston, parece ser
muito mais defensivo, para evitar
que o banco americano seja adquirido por seus concorrentes.
Ele considerou até elevado o
valor que se especula para a negociação, em torno de R$ 2,8 bilhões, pelas operações do banco
no Brasil, no Chile e no Uruguai.
Já o Bank of America, que detém os ativos do BankBoston no
Brasil, ao vender o banco, parece
ter decidido adotar a mesma estratégia do México, que é a de se
tornar sócio de uma grande instituição no país, em vez de ter uma
operação direta.
No México, o BofA detém 25%
do grupo Serfin Santander, uma
das maiores instituições financeiras daquele país. Na operação
com o Itaú, o Bofa passaria a deter 10% do banco brasileiro.
Na verdade, o BankBoston do
Brasil destoava do perfil do BofA.
A operação foi herdada quando o
BofA adquiriu o Fleet. Onde atua,
o BofA possui megaoperações e
"briga" pela primeira colocação
entre as instituições financeiras,
como no caso dos Estados Unidos e da Europa. No Brasil, as
chances de o BofA crescer com o
BankBoston eram pequenas.
Além disso, o BofA já havia tido problemas no Brasil antes, na
compra do banco Liberal, há cerca de cinco anos, e, por isso, saído do país. Agora, parece ter preferido garantir um investimento
no país que lhe proporcione uma
boa rentabilidade sem precisar
botar a mão na massa.
NO PAPEL
John Faraci, CEO mundial da
International Paper, e Maximo
Pacheco, presidente-executivo
da empresa no Brasil, promovem jantar em São Paulo, no
dia 9 de maio, para celebrar a
primeira visita do "board" do
grupo ao país. Faraci e os diretores da IP conhecerão as operações da empresa no Amapá, em Mato Grosso do Sul e em
São Paulo. A IP vai realizar um
dos maiores investimentos estrangeiros no país, anunciado
desde 2005: a injeção de US$ 1,8
bilhão em uma nova fábrica.
PERFUMARIA VERDE
A Abihpec (associação do setor
de perfumaria) lança hoje, em
Florianópolis, um projeto-piloto
ecológico de coleta de embalagens pós-consumo. O programa
atinge cinco municípios -Blumenau, Florianópolis, Joinville,
Lages e São Bento do Sul- e
conta com patrocínio de 22 empresas do setor de cosméticos.
VACA PRECIOSA
O leilão de elite da raça Tabapuã, anteontem, com 63 animais, movimentou R$ 1,5 milhão. Duas vacas foram negociadas por R$ 238 mil cada uma.
ALFAJOR POR DENDÊ
A região Nordeste recebe, a partir de amanhã, a primeira missão
comercial multisetorial comandada pelo governo argentino. No
roteiro estão as cidades de Salvador, na Bahia, e Recife, em Pernambuco. A missão pretende
aumentar as compras de bens argentinos pela região, hoje em
US$ 800 milhões, e se baseia em
US$ 6,2 bilhões de produtos importados pelo Nordeste vindos
de outros países do mundo. Até
ontem, 80 empresas argentinas
haviam se inscrito no programa.
NEGÓCIO SANTO
A invasão de produtos chineses a preços menores tem prejudicado até a "indústria da fé". Diante da concorrência com os
asiáticos, a Artesanato Costa, uma das mais antigas fabricantes
de imagens sacras do país, fundada em 1962, decidiu buscar o
exterior. Ela acaba de voltar de uma missão comercial organizada pelo Ciesp na Flórida, onde acertou contato com distribuidores em cidades como Miami e Fort Lauderdale. A expectativa é começar a exportar no segundo semestre, de olho na
população latina residente nos EUA e em países como os da
América Central e o México, diz Áurea Munhoz, diretora da
empresa. Sobre o mercado interno, ela diz que as vendas acompanham as datas religiosas e que cada região tem o "seu santo":
"No Nordeste, vendemos mais imagens de Santo Antônio e de
São Francisco de Assis, já no Sudeste, de Nossa Senhora de Fátima e das Graças".
RECUPERAÇÃO
A IdeiasNet, que opera com
participação em empresas de
tecnologia da informação, entrou para a lista das cem companhias com ações mais negociadas na Bovespa em termos de
número de negócios e volume financeiro, o IBrX-100. No primeiro trimestre, suas ações ordinárias tiveram um volume diário
médio de R$ 1,2 milhão. No último balanço, a holding anunciou
aumento de 558,8% na receita
bruta das empresas investidas,
com R$ 652,1 milhões em 2005.
INTERATIVO
A tendência da comunicação
interativa encontra cada vez
mais respaldo no público. A Gradiente Microssérie, série lançada
exclusivamente na Internet, acaba de completar 40 dias de veiculação com a participação de mais
de 560 mil usuários, que clicaram na "aba" do programa utilizado na internet para votar, opinar, indicar amigos e decidir o
futuro da trama. Desde o início
da série, criada pela agência Africa para divulgar um celular lançado pela empresa, mais de 50
mil pessoas já votaram para decidir se o casal da trama termina
o romance que está no ar.
LULA NAS CASAS
Com a presença do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e de autoridades federais, estaduais e
municipais, a Casas Bahia inaugura na próxima sexta-feira, em
almoço, um novo centro de distribuição da rede. O espaço fica
na rodovia Anchieta, em São
Bernardo do Campo, SP.
CAPTAÇÃO
A SulAmérica Investimentos
registrou captação recorde de R$
417 milhões no último mês. O resultado é reflexo, entre outros fatores, da superação de metas em
todos os segmentos em que atua
e do desempenho dos fundos de
volatilidade, com captação de
R$ 190 milhões no período.
"PERSONAL FINANCE"
O Sindecon (Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo)
irá realizar um curso especial para a formação de consultor em finanças pessoais e familiar. "A figura do consultor financeiro, especializado em finanças empresariais e públicas, já está consagrada. O
que queremos agora é criar o consultor familiar. Aquele que orienta
pais e filhos a contornar conflitos domésticos como a compra de
uma geladeira, a troca do carro, pagamentos à vista ou a prazo, planejar uma viagem de férias", afirma o professor José Roberto Cunha,
presidente do Sindecon, em relação aos objetivos do novo curso.
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