São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Credora da Varig, BR muda chefia

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de pouco mais de três anos no cargo, o presidente da estatal BR Distribuidora, Rodolfo Landim, deixou a companhia para assumir uma diretoria no Grupo Pão de Açúcar.
O substituto de Landim na BR ainda não foi definido. Ontem, o nome mais cotado era da presidente da Petroquisa, Maria das Graças Foster, ex-secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia na época que Dilma Rousseff chefiava a pasta.
Embora a assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar não confirme, Landim deve assumir a direção-executiva de produto não-alimentícios da corporação.
Landim estava na Petrobras desde 1980. Foi um dos poucos remanescentes da equipe de comando da companhia -era presidente da Gaspetro até 2002- que ficaram na gestão petista.
O executivo saiu da empresa poucos meses depois de não ter obtido a indicação para a presidência da Petrobras, cargo que disputou com o atual presidente da estatal José Sérgio Gabrielli.
Ontem, o governo fez questão de dissociar a saída de Landim dos problemas envolvendo o fornecimento de combustível para a Varig. A BR Distribuidora é a principal fornecedora de combustível da Varig, mas tem exigido pagamento à vista para evitar que haja aumento da dívida da aérea com a empresa. A Varig, por sua vez, quer carência de dois meses no pagamento de combustível à BR. Landim vinha sustentando a posição de que a BR não deveria dar carência para a Varig.
Landim não ficou imune à crise política com as denúncias de mensalão. Em 2005, o advogado Rogério Buratti disse ter obtido "ajuda" de Juscelino Dourado, ex-chefe-de-gabinete do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para marcar pelo menos uma audiência com a presidência da BR. Na época, a assessoria da BR confirmou a audiência com Landim, mas negou que Dourado tenha atuado para agendar o encontro.


Texto Anterior: Lucro da Gol sobe 37% no 1º trimestre
Próximo Texto: Barril de pólvora: Petróleo recua com declarações da Opep
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.