São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Dono da Virgin reafirma intenção de abrir uma companhia aérea no país

DA REDAÇÃO

O empresário britânico Richard Branson, dono do grupo Virgin, voltou a dizer, segundo a Reuters, que pretende abrir uma companhia aérea no Brasil. "O Brasil é um mercado muito dinâmico e nós não prestamos muita atenção nele no passado."
Não é a primeira vez que Branson afirma ter interesse de investir no mercado brasileiro de aviação. Em março, durante visita à Índia, ele afirmou que vai abrir uma companhia aérea no Brasil e que ela deve começar a operar a partir do ano que vem.
"Nós estamos iniciando uma [empresa aérea doméstica] na Austrália, estamos iniciando uma na Europa, estamos iniciando uma na Rússia e estamos iniciando uma no Brasil", afirmou ao site indiano NDTV.
Em entrevista ao também indiano Moneycontrol.com, ele sinalizou que deverá começar a companhia do zero. Questionado se poderia comprar uma das empresas aéreas indianas, foi enfático: "Nós não compramos".
Branson é dono de várias empresas aéreas, como a Virgin Atlantic, que opera rotas de longa distância, e a Virgin America, que atua nos Estados Unidos e é de tarifa e custo baixos. Há também a Virgin Blue (na Austrália) e a Virgin Nigeria. Ele é a 236ª pessoa mais rica do mundo, de acordo com a revista "Forbes", com uma fortuna de US$ 4,4 bilhões.
As companhias aéreas de Branson são grandes clientes da Embraer. Em fevereiro, por exemplo, a empresa brasileira e a Virgin Blue assinaram contrato para o exercício de quatro direitos de compra de Embraer-190 e a conversão de outros três em opções do mesmo modelo, em um negócio que pode chegar a US$ 262,5 milhões.
A entrada do empresário britânico no mercado brasileiro é dificultada pela lei do setor, que limita a participação de estrangeiros em companhias aéreas a 20% do capital votante.


Texto Anterior: Ex-diretora da Anac diz que recebeu ameaças
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Caminho suave, para baixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.