São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

TRIBUTOS

PF prende 17 suspeitos de sonegação de impostos

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Dezessete pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em uma quadrilha de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Ceará.
Os crimes aconteciam sobretudo para a sonegação de impostos, mas existe a suspeita de que o dinheiro lavado poderia ser também usado para a montagem de caixa dois de campanhas eleitorais, segundo o delegado que coordenou a ação, Thomas Wlassak.
Das prisões, 15 aconteceram em Fortaleza e duas em São Paulo. Outras duas pessoas estavam foragidas até o final da tarde de ontem -uma delas é um estrangeiro que mora no Ceará, mas que havia viajado ao exterior. A PF não divulgou os nomes dos presos nem de outros suspeitos que possam ter se beneficiado do esquema.
Segundo Wlassak, que representa a Interpol no Ceará, a quadrilha funcionava por meio de doleiros não credenciados ao Banco Central, que conseguiam liberar recursos em contas no exterior ou no país, segundo a necessidade do cliente, sem que o dinheiro fosse rastreado pelo sistema financeiro nacional. O esquema é conhecido por "dólar-cabo", em que não há movimentação física de valores.
Os clientes desses doleiros eram geralmente empresários de médio e grande porte.


Texto Anterior: Mercado: BM&F Bovespa fica livre de alíquota maior da CSLL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.