São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

BM&F Bovespa fica livre de alíquota maior da CSLL

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A BM&F Bovespa ficou livre de recolher a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) na alíquota de 15%, como os bancos, empresas de seguros, capitalização e outras instituições do sistema financeiro.
O texto da lei sancionada na segunda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faz menção às Bolsas que, assim, deverão recolher a contribuição de 9%, segundo a própria BM&F Bovespa.
"Estão excluídas do aumento de 9% para 15% as entidades administradoras de mercado de balcão organizado, as Bolsas de valores e de mercadorias e futuros, e entidades de liquidação e compensação", afirma em nota.
Em janeiro, o governo decidiu aumentar a CSLL para instituições financeiras, para cobrir a perda de arrecadação com o fim da CPMF. Desde então, havia dúvida se as Bolsas seriam consideradas ou não instituições financeiras.
O mercado financeiro descobriu tardiamente que as Bolsas também deveriam recolher a contribuição na alíquota maior e penalizou os papéis tanto da BM&F quanto da Bovespa Holding em janeiro e fevereiro.
Ontem, dia em que o Ibovespa recuou 0,71%, as ações da BM&F subiram 3,02% e as da Bovespa Holding, 2,33%.


Texto Anterior: Aumentam recursos para abono e seguro-desemprego
Próximo Texto: Tributos: PF prende 17 suspeitos de sonegação de impostos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.