São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio global deve cair 16%, diz entidade

DO ENVIADO A PARIS

Enquanto ministros discutiam as chances de descongelar as negociações da Rodada Doha neste ano, a OCDE divulgava um sombrio panorama do comércio mundial.
Segundo a entidade, os fluxos comerciais do planeta recuarão 16% neste ano em volume, uma estimativa significativamente pior que a contração de 9% prevista pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
"O colapso no comércio foi diretamente afetado pelo aperto nas condições financeiras, que limitou a disponibilidade de crédito para exportações e importações", diz o relatório. O estudo calcula, porém, que o comércio mundial voltará ao terreno positivo em 2010, com crescimento de 2,1%.
Isso se deve à recuperação das economias mais ricas do mundo. Embora a projeção para o conjunto dos 30 países que formam a OCDE seja de uma contração de 4,1% em 2009, há indícios de que a retomada está próxima, disse o secretário-geral da entidade, Angel Gurría.
"A boa notícia é que a atividade econômica na OCDE está chegando ao fundo do poço", disse Gurría. Esse é o primeiro relatório anual da OCDE nos últimos dois anos com previsões mais otimistas que o anterior. Para a OCDE, as economias do grupo crescerão em 2010, ainda que timidamente, a um ritmo anual de 0,7% -puxadas pelos EUA. (MN)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fed afasta temor de inflação alta e mantém juro próximo de zero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.