São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buscas on-line serão "sensitivas", diz Microsoft

DA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

Um sistema de buscas que realmente entende o que o usuário quer. Que, em vez de se basear em palavras, age pelo tom da voz, pelo jeito da pessoa, por suas necessidades.
Essa foram algumas promessas de Steve Ballmer, presidente da Microsoft, aos publicitários que participam do festival de Cannes, sobre o recém-lançado sistema de buscas Bing.
"Algumas das ferramentas tecnológicas que estamos testando e que caminham no sentido de ter uma interface mais natural com o usuário estarão no Bing", disse.
Ballmer desafiou-os a anunciar no Bing. Segundo ele, os resultados vão superar os do Google. O avanço do executivo sobre o tema faz sentido do ponto de vista dos números. O segmento de entretenimento movimentou US$ 8 bilhões em 2008. Com suas ferramentas tecnológicas ou serviços como o MSN, o XBox e seus serviços on-line, a Microsoft obteve US$ 3,2 bilhões desse total.
Ballmer fez diferentes comparações sobre a Microsoft dos últimos e a dos próximos dez anos. A conclusão é que, apesar da base tecnológica, a Microsoft é cada vez mais uma empresa de entretenimento.
"Há dez anos, não sabíamos nada sobre propaganda e internet e tínhamos um perfil mais estreito, mesmo com muita ambição", disse Ballmer. "Continuamos a ter muita ambição, mas nosso entendimento e comprometimento sobre entretenimento e publicidade é muito maior."
Ballmer fez algumas apostas para os próximos dez anos. E lançou uma pergunta à plateia: o mercado de publicidade será maior ou menor no período? Com a comunicação mudando numa velocidade gigantesca, ninguém pode saber, disse.
Outra aposta de Ballmer é que a interação com o computador, o telefone e a TV mudará radicalmente. Mecanismos de reconhecimento de voz e sensores variados mudarão o jeito de as pessoas lidarem com máquinas. "Estamos tentando fazer com que os sistemas de buscas realmente entendam o que está sendo procurado", disse.


Texto Anterior: Design "salva" país em festival de publicidade
Próximo Texto: Aviação 1: Gol negocia integração de milhas com companhias americanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.