São Paulo, quinta, 25 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FMI e Indonésia terão novo acordo amanhã

das agências internacionais

O FMI (Fundo Monetário Internacional) e a Indonésia devem fechar amanhã o novo acordo que vai possibilitar ao país receber socorro financeiro de aproximadamente US$ 43 bilhões, afirmou ontem o governo local.
Representantes do organismo e do governo não divulgaram as mudanças em relação ao acordo firmado no começo do ano com Suharto, então presidente do país.
O ministro das Finanças indonésio, Ginandjar Kartasasmita, disse que o novo acordo "terá mais detalhes". O documento faz uma revisão da taxa de inflação e fixará o valor da rupia, moeda local.
Analistas afirmam que o programa deve permitir maior déficit no Orçamento e a manutenção de alguns subsídios do governo.
Essa é a terceira negociação desde o acordo inicial, em outubro de 97, quando a desvalorização da rupia e o alto endividamento levaram o governo a pedir ajuda. A rupia acumula perdas de mais de 80% em relação ao dólar desde o começo da crise asiática.
O governo demorou para adotar o programa do FMI. Analistas dizem que o fundo também subestimara os problemas do país. O acordo teve de ser refeito no começo do ano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.