São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB poderá ser afetado em 2009, diz Paulo Bernardo

DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse ontem que a política de elevação dos juros que vem sendo feita pelo BC (Banco Central) vai afetar o crescimento do país em 2009.
Para Bernardo, os efeitos da alta dos juros não serão sentidos no curto prazo e, por isso, aposta que o Brasil terá incremento de 5% ou mais no PIB (Produto Interno Bruto) em 2008.
"É evidente que toda essa política vai afetar o crescimento do ano que vem. Nossa expectativa é que não afete muito, estamos mantendo incentivo aos investimentos, política industrial, agrícola. Não dá para arriscar agora, mas racionalmente analisando, acho que vamos ter crescimento menor", afirmou, no Rio.
O aumento de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, para 13% ao ano, mostrou que o governo e o BC não estão "de brincadeira com a inflação", comentou. Para o ministro, a alta dos preços é o pior inimigo para o crescimento, mas ressaltou que o governo não está alarmado com a situação.
"Acho que o BC buscou resolver. Certamente, deve ter avaliado que uma pancada mais forte hoje pode encurtar o tempo de luta contra a inflação." O ministro chegou a comparar o Banco Central a um zagueiro de futebol. Segundo ele, o órgão "sai da área para matar a jogada de uma vez".
(CIRILO JUNIOR)


Texto Anterior: Para Fazenda, alta dos juros foi maior que a necessária
Próximo Texto: Elevação da taxa básica faz crescer dívida pública
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.