São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Em defesa...
A CNI acaba de concluir estudo em defesa das agências reguladoras. Segundo o trabalho, realizado pelo Conselho de Infra-Estrutura, as agências são fundamentais para o crescimento econômico e para dar segurança aos investidores.

...das agências
A pesquisa defende ainda a independência das agências na tomada de decisões, sua autonomia financeira e a substituição do contrato de gestão por mecanismo mais eficaz de fiscalização da atuação das agências, visando evitar ingerências políticas sobre elas.

Investimento
José Eduardo Dutra (Petrobras) e o governador Aécio Neves (MG) assinam hoje, em Belo Horizonte, a compra de 40% do capital da Gasmig, a companhia de gás de Minas, pela Petrobras. O negócio foi de R$ 144 milhões.

Bancos de investimento
Alfredo Setúbal assume na sexta a presidência da Anbid (bancos de investimento) para o biênio 2004-2006. Setúbal já estava no cargo. Luis Stuhlberger, da Hedging-Griffo, e Luiz Fernando Figueiredo, da Gávea, representarão as assets independentes, que ganham espaço na nova diretoria.

Royalties
A Itaipu Binacional divulga nesta semana a previsão do que cada cidade irá receber de royalties em 2005. São mais de R$ 178,4 milhões para o oeste paranaense. Em alguns municípios, o repasse representa até 85% da receita. Os royalties são pagos com base na geração de energia.

Reclamações
O Banco do Brasil caiu em julho para a quarta posição das instituições com mais reclamações, com 1,47% de clientes insatisfeitos, segundo ranking do BC. Em maio, esse índice era de 2,64%, e, em junho, de 2,36%.

Cidadania
A corrupção e o combate à violência são considerados pelos estudantes temas mais importantes que o desemprego e a distribuição de renda, revela pesquisa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, de Paulo Saab. Os resultados sairão hoje, no Fórum Regular da Cidadania, na FGV.

Empreendedorismo
Começa amanhã em São Paulo o 10º Congresso Nacional da Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários). Mais de 1.200 jovens já estão inscritos no evento, que foca o empreendedorismo. O objetivo da entidade, diz o presidente Marcus Hadade, é formar novas lideranças.

Cartões de Natal
A AACD lança agora seus cartões de Natal. A novidade é que o catálogo deste ano é produzido com obras de arte doadas por artistas plásticos e fotógrafos de renome.

Palestra
O Ibmec promove na sexta-feira, em São Paulo, o seminário "Regimes Cambiais e Controle de Capitais", com palestra de Assaf Razin, da Universidade de Tel Aviv. O evento contará ainda com a presença de Claudio Haddad, presidente da instituição.

Em campanha
A Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico e o WTC Club organizam, hoje e amanhã, encontro com a prefeita Marta Suplicy e o candidato Paulo Maluf.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sem surpresa

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor-15) de agosto, que ficou em 0,79%, está dentro das expectativas de mercado e confirma as tendências da inflação no curto prazo. Essa é a opinião de Octavio de Barros, economista do Bradesco. Para ele, as inflações de agosto e setembro devem ficar em torno de 0,60%, e no último trimestre, em torno de 0,50%. O IPCA-15 divulgado ontem, diz, foi pressionado majoritariamente por preços administrados. Estes, que variaram 1,82% no IPCA fechado de julho, continuaram a registrar um alto patamar no IPCA-15 de agosto -1,57%. Isso porque, explica o economista, o efeito das tarifas de energia e telefonia não se dividiu de forma homogênea entre o IPCA-15 de julho e o de agosto, concentrando-se no último índice. Além disso, ressalta, há a variação de ônibus urbano (1,22%) e do álcool (6,39%).

NO MERCADO

O número de negócios realizados na Bolsa não pára de crescer. Agosto tem sido o melhor mês do ano, com uma média diária de 58,8 mil negócios. No que se refere à média de 2004, este tem sido o melhor ano ao menos desde 94.

FRASE

O IPCA-15 de agosto não altera o nosso cenário benigno para a inflação


Octavio de Barros, economista do Bradesco

NÚMEROS

3,06%
Foi a queda registrada pelo ouro no mercado disponível de Nova York neste ano.

45,76%
É a proporção de alimentos encontrada com irregularidades no peso em São Paulo, diz o Ipem-SP.


Próximo Texto: Eleição hoje na Fiesp divide empresários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.