São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Real é destaque nos jornais estrangeiros

DA REPORTAGEM LOCAL

A turbulência que tem atingido o mercado brasileiro nos últimos dias é tema do noticiário econômico dos principais jornais do mundo.
Para o "The New York Times", a perspectiva de vitória no primeiro turno do candidato à Presidência do PT, Luís Inácio Lula da Silva, foi apontada como um dos estopins para a alta volatilidade da cotação da moeda brasileira.
Segundo o jornal, o resultado da pesquisa do Datafolha, que mostra o distanciamento de Lula em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB), era tudo o que o mercado não queria ver.
O jornal afirma que, apesar de o PT anunciar programa de governo com perfil de centro-esquerda moderado, o mercado ainda desconfia do desempenho de um eventual governo de Lula.
O jornal americano destaca que nem mesmo um indício de vitória de José Serra seria o suficiente para acalmar os investidores agora.
Para o jornal britânico "Financial Times", a recente desordem nos mercados brasileiros é resultado da seguinte combinação: possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno e o medo dos investidores de que o Banco Central enfrentasse dificuldades para fazer a rolagem da dívida interna ao longo desta semana.
O jornal trouxe ainda a opinião do candidato do PT a respeito da associação entre a sua escalada na intenção de votos e a turbulência nos mercados brasileiros. Para o candidato, a culpa pelo atual caos econômico é do modelo implantado pelo governo.
A versão eletrônica do jornal argentino "La Nacion" destacou que, além do temor causado pelo resultado das próximas eleições, a queda brusca do real, que fechou ontem a R$ 3,78, também foi causada pelos bancos que compraram lotes da moeda americana, o que inflou a cotação. O jornal também atribuiu à especulação financeira a pressão sofrida pelo real ontem.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Opinião Econômica - Mario Alberto Avelino: Negligência no pagamento dos expurgos do FGTS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.